sexta-feira, setembro 08, 2006

[Acadêmico] Doutorado de Ciência da Computação na Bahia

Recebi de um comunicado da ASSESPRO Bahia.

A UNIFACS, UFBa e UEFS têm Doutorado Multiinstitucional em Ciência da Computação aprovado pela Cape.

Acaba de ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o programa de Doutorado Multiinstitucional em Ciência da Computação proposto na modalidade de associação entre a Universidade Salvador - UNIFACS, a Universidade Federal da Bahia (UFBa) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Apesar de existirem 39 cursos de graduação na área de Computação, não havia até agora nenhum Doutorado nessa área na Bahia.

Foi a partir da necessidade de dar suporte aos cursos de graduação existentes e também de suprir a demanda acadêmica por formação de doutores principalmente nas áreas de Sistemas Distribuídos, Redes e Engenharia de Software, que se decidiu pela construção de um Doutorado Muitiinstitucional que agregasse os melhores quadros das três instituições que contam, juntas, com 40 Doutores em atividade.

O curso tem como área de concentração Sistemas Computacionais, com duas linhas de pesquisa: “Engenharia de Software e Sistemas” e “Redes e Sistemas Distribuídos”. As inscrições serão abertas no final de 2006 e o curso não terá mensalidade. Boa parte dos alunos aprovados ainda poderão contar com bolsas de estudos geradas pela captação de recursos internos e externos para financiamentos de pesquisas e de orientações de trabalhos. Os candidatos passarão por processo de seleção pública nacional, conforme edital a ser publicado na ocasião.

O programa recebeu total apoio do Governo do Estado da Bahia, através de sua Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Em outubro de 2005, empenhadas no sucesso do projeto, as instituições representadas pelos seus Reitores, o Presidente da Fapesb e o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado assinaram conjuntamente um documento de comprometimento.

Um dos fatores que certamente influenciaram a aprovação do novo programa de Doutorado foi o sucesso do Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação da UNIFACS (antigo Redes de Computadores). O programa conta com as modalidades de Mestrado Profissional e Acadêmico, sendo que o primeiro funciona desde 1999, com 52 dissertações defendidas até o momento.

O corpo docente será formado inicialmente por 12 professores das três instituições. Dentre estes, cinco são da UNIFACS: os Professores Celso Alberto Saibel Santos, Joberto Sérgio Barbosa Martins, José Augusto Suruagy Monteiro, Manoel Gomes de Mendonça Neto e William Ferreira Giozza, todos do Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação e vinculados ao Departamento de Ciências Exatas e de Comunicação ou ao Departamento de Engenharia e Arquitetura.