quarta-feira, junho 16, 2010

[Evento] Chamada de Trabalhos - Coloquio Internacional Democracia e Interfaces Digitais para a Participação Pública

Atendendo a pedidos,
-----------

Oi Grinaldo,

Por favor faça circular a chamada de trabalhos feita pela UFBa para o Colóquio que ocorrerá em setembro próximo, em Salvador, no qual teremos a oportunidade de apresentar os resultados do projeto de pesquisa que a Prodeb realiza em parceria com esta universidade, com apoio da Fapesb e CNPq.
O texto da chamada de trabalhos também pode ser encontrado no blog do projeto (http://www.2i2p.ba.gov.br/) e em anexo a esta mensagem.
Grata
Maria Célia


1ª Chamada de trabalhos

Colóquio Internacional Democracia e Interfaces Digitais para a Participação Pública.

 

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, juntamente com o LCAD, realizará o  Colóquio Internacional Democracia e Interfaces Digitais para a Participação Pública. O colóquio acontecerá em Salvador, Bahia, no dia 2 de setembro de 2010. A ideia é discutir temas vinculados ao atual debate sobre democracia digital; participação democrática e políticas para a cidade; portais e sítios governamentais; interação Estado-cidadãos através da Internet; movimentos sociais e Internet; democracia e Web 2.0; etc. O objetivo central é aprofundar o debate sobre democracia e participação civil na definição de políticas para a cidade e sua relação com a Internet. Resumidamente, a temática do colóquio se organiza a partir de dois eixos:

Eixo I: Políticas para a Cidade e Democracia Digital – sobretudo trata-se de relacionar o ambiente digital e suas potencialidades para contribuir na definição e solução de problemas que regulam a vida da comunidade, no planejamento e gerenciamento das cidades e discutir o uso das tecnologias de informação e comunicação como canais para aglutinar e difundir o conhecimento acerca do território e do espaço público, tomando o cidadão como produtor e consumidor deste conhecimento.

Eixo II: Participação pública e Web 2.0 – Trata da relação entre as interfaces digitais e a ampliação do diálogo entre cidadãos, comunidades e Poder Público e envolve temas como o uso cidadão de ferramentas da Web 2.0; o princípio do design universal das interfaces de sites; o fortalecimento da participação do cidadão através de dispositivos colaborativos online; mídias sociais e participação cidadã; usabilidade pública dos sítios na Web, etc.

 

Submissão de artigos

Os trabalhos devem se enquadrar em um dos dois eixos temáticos propostos. Podem ser relacionados à discussão de conceitos, de projetos ou relato de caso. Todos trabalhos aceitos para apresentação serão publicados digitalmente e alguns serão selecionados pelo comitê científico para publicação em número especial da revista Cadernos do PPG-AU, do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA.
Os artigos devem ser encaminhados por e-mail, com textos em formato compatível com Word, imagens em formato tif separadas do texto, com indicações de localização no texto e legenda. Os arquivos não devem exceder 10 Mb. Os artigos podem ser escritos em português, inglês ou espanhol. Devem incluir resumo contendo, no máximo, 100 palavras. O autor deverá informar sua formação profissional, filiação institucional atual, titulação,  endereçamento postal e eletrônico, telefone. O texto deve ser digitado em espaço 1,5, fonte Arial tamanho 11 e ter, no máximo, 20 (vinte) páginas (incluindo resumo, tabelas, gráficos, figuras e referências bibliográficas). As imagens deverão ser acompanhadas de suas fontes. As citações dentro do texto devem utilizar o sistema autor-data. Evitar nota de rodapé. As notas devem vir no final do texto assim como as referências bibliográficas, de acordo com os exemplos a seguir:
SAMPAIO, Antônio H. L. (outras) Cartas de Atenas com textos originais. Salvador: Quarteto Editora/PPG-AU/FAUFBA, 2001.
BAETA, Rodrigo. Ouro Preto cidade barroca. in Cadernos do PPG-AU/FAUFBA, Salvador: n. 1, p. 47-66, 2003.
SANTOS,Milton. Salvador: centro e centralidade na cidade contemporânea. In: GOMES, Marco A.F. (Org.).Pelo Pelô, história,cultura e cidade. Salvador: EDUFBA/Mestrado em Arquitetura e Urbanismo/FAUFBA, 1995.
As contribuições ao colóquio serão submetidas à Comitê Científico, a quem caberá a decisão sobre a oportunidade de sua publicação. Os arquivos devem ser enviados até o dia 23 de julho para o endereço
2i2p@ufba.br.

 

Prazos

Submissões – até 23 de julho;

Notificação aos autores – 2 de agosto;

Envio de versão final – 13 de agosto.


quinta-feira, junho 10, 2010

[Evento] ADOBE CS5 - Lançamento em Salvador, UNIFACS

ADOBE CS5 - Lançamento em Salvador, UNIFACS

Evento de apresentação da nova linha de produtos CS5 e novidades do FlashPlatform (FlashBuilder, Flex 4) e ColdFusionBuilder. Você terá a oportunidade de conhecer os novos recursos desses produtos e ao final participará do sorteio de brindes exclusivos da Adobe.

Speakers

- Alex Coelho / UNIFACS
- Lauro Santos / MUGBA (Grupo de usuários e Centro de Treinamento Adobe)
- Vicente Maciel Jr / RIA-BA (Grupo de usuários Adobe)

Agenda

18:15 - 19:10 :: Boas vindas / Recepção (Alex UNIFACS)
19:15 - 19:35 :: Dreamweaver
19:40 - 20:00 :: Flash
20:05 - 20:25 :: Photoshop
20:30 - 21:50 :: CFBuilder / CF9 (Vicente RIA-BA)
20:55 - 21:15 :: Catalyst (Vicente RIA-BA)
21:20 - 21:40 :: FlashBuilder (Vicente RIA-BA)
21:40 - 22:00 :: P&R / Sorteios (Alex, Lauro, Vicente)
--
Local - auditorio 3o piso, UNIFACS PA8 (junto ao Jornal A Tarde). Informações - websites@unifacs.br
Evento gratuito com vagas limidatas.
Indiquem RSVP (marcar que estarão presentes).

Realização: MUGBA,
Curso Sistemas Internet UNIFACS (Imbuí) - Centro Adobe
www.unifacs.br/sinternet
MUGBA (Grupo de usuários e Centro de Treinamento Adobe)
RIA-BA (Grupo de usuários Adobe)

Horário - 18:15h (em ponto)
Evento Gratuito
14 de junho, Segunda
Inscrições marcando presença (RSVP) em:
http://riaba.groups.adobe.com/index.cfm?event=post.display&postid=26699

Site:
http://bahiainfo.ning.com/events/adobe-cs5-lancamento-em

domingo, junho 06, 2010

[Evento] Divulgação de Evento sobre TV Digital

Divulgando a pedidos.
-------
Prezados,

Gostaria de contar com vcs para divulgação do seguinte evento sobre TV Digital que estamos organizando em Salvador nos próximos dias 16 e 17 de junho.

A II Oficina de TV Digital Interativa do Projeto Estação-Escolha de Televisão Digital – VirtuaLabTV (http://virtualabtv.lavid.ufpb.br/) acontece nos dias 16 e 17 de junho na Sala Waltar da Silveira da Biblioteca Pública do Estado  em Salvador-BA. A Oficina abordará como temáticas "O Padrão Brasileiro de TV Digital – Novos Rumos depois da Normatização do GINGA-J" e "Produção de Conteúdo Interativo. A intenção é estimular um debate entre a academia e a sociedade sobre a TV digital interativa. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site: https://virtualabtv.lavid.ufpb.br/wordpress/wp-content/inscricoes/inscricao.html. O evento conta com 75 vagas destinadas a comunidade em geral. O critério empregado para obtenção da vaga é que esteja entre as setenta e cinco primeiras inscrições realizadas no site.
Neste site também pode encontrar informações sobre o Projeto Estação-Escola de Televisão Digital/VirtuaLabTV do programa XPTA.LAB do Ministério da Cultura. O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Aplicação de Vídeo Digital (Lavid/UFPB).
Atenciosamente,

Tatiana

--
Profa. Dra. Tatiana Aires Tavares
Coordenadora do Programa de Pos Graduacao em Informática
Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital - LAVID
Departamento de Informática
Universidade Federal da Paraíba/UFPB
e-mail: tatiana@lavid.ufpb.br

[FAPESB] Informativo: Ideias Inovadoras 2010

Para quem não sabe, fui 3o lugar no ano passado. É uma experiência muito gratificante e que abre portas.


terça-feira, junho 01, 2010

[Academia] Nordeste é finalista na Copa do Mundo da Computação

Fonte: TIBahia.com

Pernambuco está de parabéns nesta conquista!

Para quem também não sabe, a Bahia foi campeã mundial em Robótica pela UNEB.

Estes exemplos demonstram a vocação natural de nossos jovens para as novas tecnologias. Acredito que esforços concentrados das instituições de ensino, Estado e iniciativa privada podem mudar nosso horizonte em um curto espaço de tempo.

Como se diz no ditado: "Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo". A Educação é a única saída para o desenvolvimento pleno do Nordeste.

A fórmula para isto já funciona em Pernambuco há certo tempo. 

Aqui na Bahia... bem... esperemos a tão sonhada Tecnovia...  
----------
Salvador - 29 de maio de 2010 - Cedo para dizer que a seleção brasileira de futebol irá para a final da Copa do Mundo. Mas a Imagine Cup, uma iniciativa de Cidadania Corporativa da Microsoft conhecida como a Copa do Mundo da Computação, já tem a equipe confirmada para representar o Brasil na final mundial da competição em Varsóvia, na Polônia.

A Proativa Team, formada por alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi reconhecida na tarde de ontem, em evento realizado no histórico Teatro de Santa Isabel, no centro do Recife, em Pernambuco, como a 1ª colocada na categoria Software Design.

O projeto apresentado chama-se Pro@Edu e é considerado um conjunto de aplicações e serviços interligados que terão a finalidade de melhorar a experiência do usuário de ensino à distância, além de resolver os principais problemas encontrados nesse nicho.

Também voltado à melhoria da Educação, o projeto da equipe LevelUP Team, da Escola Técnica Estadual Agamenon Magalhães (ETEPAM), de Pernambuco, foi o 2º colocado na mesma categoria. Os estudantes paulistas, do grupo Ecoleague, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), conquistaram a 3ª colocação com uma proposta para integração de pessoas, empresas e organizações do Terceiro Setor, que buscam a preservação ambiental e promovem ações e posturas ambientalmente responsáveis.

Em sua 8ª edição, a Imagine Cup 2010 – que tem patrocínio nacional do Bradesco e local da Elcoma – recebeu a inscrição 300 mil estudantes de diversos países que aceitaram o desafio de “Imaginar um mundo onde a tecnologia ajudasse a solucionar os problemas do planeta que mais nos desafiam hoje”. O Brasil contou com a participação de 84 mil jovens.

“A criatividade, o talento e o espírito competitivo dos estudantes brasileiros sempre se destacam na Imagine Cup. Para a Microsoft esta é uma grande oportunidade para transformar pessoas que são capazes de transformar o mundo”, diz Amintas Neto, Gerente de Programas Acadêmicos da Microsoft Brasil.

Todos os trabalhos inscritos deveriam ter como base alguma das oito metas do milênio, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU): erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento –, além de estimular seus talentos e capacidade de inovação.

Na Polônia, serão entregues mais de US$ 60 mil em prêmios para projetos de jovens estudantes que sugerem o uso da tecnologia para solucionar os maiores desafios da humanidade. Os participantes serão premiados em cinco categorias fixas – Projeto de Software, Desenvolvimento de Jogos, Mídias Digitais, Sistemas Embarcados e Desafio TI – e em outras cinco especiais – Envision 2020 (Visionário para o ano 2020), Internet Explorer 8, Interoperabilidade, Próxima Geração Web e Acessibilidade Touch & Table.

Na cerimônia realizada no Recife, foram anunciados, ainda, os vencedores do Prêmio Imagine Cup Cidadania 2010, e do 1º Prêmio Nacional de Interoperabilidade. Cada um deles contou com três equipes vencedoras que também surpreenderam por sua imaginação, paixão e criatividade.

O Prêmio Imagine Cup Cidadania 2010, voltado especialmente para o Recife, foram vitoriosos os projetos “Um clique na sustentabilidade!”, da dupla Wendel Lima e Pérola Torres; “Tecnologia mais inovação igual revolução”, de Iury Pereira; e “Imagine Cup Cidadania – Oito metas do milênio – Vivemos uma crise de percepção”, de Flávio Negromonte; que ficaram, respectivamente, com o 1º, 2º e 3º lugar.

Já o 1º Prêmio Nacional de Interoperabilidade, organizado pela Microsoft, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), premiou os trabalhos “BioRider”, da equipe Uptiva Dreams IT, com integrantes da ETEPAM/PE, CIN-UFPE/PE E UNICAMP/SP; “Macaw”, da equipe Samba Samba, da UNESP/SP; e “Social Care”, da equipe paulista Eusocial, das instituições Mackenzi, Toricelli e BI Internacional.

Sobre a Microsoft Brasil – Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 13 escritórios regionais em todo o País e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 495 mil profissionais. Nos últimos seis anos, a empresa investiu mais de R$ 114 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes.

É uma das 109 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação, que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.