quinta-feira, fevereiro 25, 2010

[Governo] Tribunais de Justiça investem em informatização em 2010

Para conhecimento, release enviado pela Dialetto Comunicação Estratégica. O tema é importante, visto que representa um avanço na área jurídica brasileira.
------

Determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai contribuir para a celeridade no processo de informatização dos tribunais de Justiça de todo o país. Instituições tem até o dia 31 de março para aprovarem o planejamento de seus sistemas

Os investimentos na informatização da justiça brasileira devem se intensificar neste ano. No ano passado, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a Resolução 99, na última sessão plenária de 24 de novembro, que instituiu o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do Poder Judiciário. Com a medida Tribunais de todo o País terão que investir na melhoria de seus sistemas de informática, com o propósito de reduzir custos e o tempo de tramitação dos processos.

A resolução prevê que até dia 31 de março de 2010 os tribunais aprovem o planejamento de seus sistemas e estabeleçam metas de curto, médio e longo prazo associadas aos indicadores de resultado e projetos. Com a resolução, o CNJ, que em pesquisa divulgada recentemente revelou que a maioria dos tribunais não disponibiliza informações processuais na internet, espera acelerar o processo de informatização e tornar a tramitação de processos totalmente digitais.

Alguns tribunais do país já investem na implantação do processo digital há bastante tempo e inclu sive apresentam resultados significativos quando o assunto celeridade. É o caso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que no início dos anos 90 foi pioneiro a utilizar o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), desenvolvido pela empresa Softplan/Poligraph, especializada no desenvolvimento de sistemas para a Justiça.

A solução, que já conta com 18 anos no mercado, é hoje uma das mais completas e abrangentes no país e está presente em sete tribunais de Justiça estaduais, os quais representam, em conjunto, mais de 60% dos processos que tramitam na justiça estadual brasileira. Além de Santa Catarina o sistema é responsável pelainformatização dos tribunais do Acre, Alagoas, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo, considerado o maior Tribunal do mundo. O sistema, que deve ser implantado em outros dois estados nos próximos meses, também atua de forma integrada com Ministério Público e Procuradorias, apresenta soluções que garantem alta produtividade e integra as mais diversas entidades que promovem a Justiça.

Nestes sete tribunais, a utilização do SAJ automatizou os processos, reduzindo o uso de papel e o trabalho tanto de magistrados quanto dos usuários das atividades dos órgãos. Segundo a empresa que produz o software, a grande vantagem da utilização da ferramenta é o ganho em produtitividade e otimização de tempo."Em Santa Catarina, por exemplo, foi possível verificar um incremento de mais de 200% no número de sentenças proferidas na comparação dos resultados obtidos antes e depois da informatização. Esse ganho dependeu também de ações conjuntas que foram tomadas ao implantar o sistema, como a padronização e a racionalização da rotina cartorária e a capacitação dos funcionários. Os números demonstram que o mesmo acontece em outros tribunais que utilizam o sistema", explica Ilson Stabile, diretor da Softplan/Poligraph no segmento Justiça. O especialista garante que a implantação do processo digital em larga escala representará além da significativa redução de custos e do aumento de produtividade dos magistrados e serventuários, uma redução do tempo de duração de um processo judicial, facilidade de acesso a justiça e transparência.

Stabile ressalta ainda que para atender todas as necessidades exigidas pela nova resolução do CNJ, a empresa está expandindo a utilização do SAJ e implementando novidades ao sistema. O software, que hoje é a principal ferramenta de trabalho dos magistrados e serventuários, irá contar com novos recursos e funcionalidades, como por exemplo, gravação de audiências em áudio e vídeo e treinamento a distância.

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

[Concurso] IBGE

Estou muito feliz. Fui primeiro lugar no concurso do IBGE. :-)

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

[Governo] Prefeitura de Salvador instala rede sem fio nos circuitos do Carnaval

Fonte: Jornal da Mídia

A notícia é antiga, já que o carnaval terminou.... :(  

Em todo o caso, vale para conhecimento o fato da Prefeitura de Salvador ter disponibilizado acesso gratuito à internet nos principais pontos do Carnaval de Salvador. Pelo que soube, de fonte bem próxima, o projeto foi muito bem executado, inclusive com a utilização de um backbone em fibra ótica por toda a cidade. Espero que este investimento permaneça disponível durante o ano inteiro. Uma cidade digital, com conectividade farta e gratuita, seria um bom começo para tornar Salvador em uma verdadeira metrópole do século XXI. Afinal de contas, pagamos IPTU e não é nada barato...

---------------------------
Quem estiver em qualquer um dos três circuitos do Carnaval de Salvador 2010 Osmar (Campo Grande/Praça Castro Alves), Dodô (Barra/Ondina), e Batatinha (Pelourinho) -, de posse de um celular, Iphone, netbook, notebook ou qualquer outro equipamento com tecnologia wireless poderá ter acesso gratuito à internet banda-larga. Basta acessar a rede sem fio (wireless) COGELCARNAVAL2010 e navegar no ciberespaço com um megabite de velocidade para cada usuário.

Numa ação inédita, desenvolvida pela Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), a Prefeitura Municipal este ano promove também o Carnaval Digital, democratizando o acesso à internet em rede pública aberta. São 50 pontos de rádio conectados por fibra ótica, que desde a abertura do Carnaval, na noite de quinta-feira (11), estão transmitindo o sinal que abre as portas da internet aos foliões.

"Os profissionais da imprensa poderão atualizar suas matérias sem precisar sair dos circuitos. Pelo celular, o folião acessará seu blog ou twitter e contar histórias em tempo real. Se preferir pode enviar e ler mensagens ou postar vídeos da hora no youtube. A maior festa popular do planeta vai ficar ainda maior ao se propagar pelo mundo virtual da internet", diz o diretor-presidente da Cogel, Nailton Lantyer Filho.

O acesso gratuito à internet sem fio se soma ao sistema de videomonitoramento, que também estará cobrindo os três circuitos da folia, com o objetivo de melhorar a eficiência dos serviços públicos durante a festa. São 20 câmeras de alta definição, instaladas em locais estratégicos, com zoom que dá visibilidade a um objeto numa distância de oito quilômetros.

Videomonitoramento- Com o sistema de videomonitoramento será possível controlar o fluxo dos blocos nos circuitos, permitindo saber em tempo real a ocorrência de qualquer problema que venha ocasionar a paralisação do desfile", explica Nailton Lantyer Filho. Segundo ele, na quebra de algum trio ou carro de apoio, imediatamente, será possível adotar soluções para não prejudicar afolia.

O sistema de videomonitoramento vai facilitar a fiscalização dos transporte durante o Carnaval. A Transalvador terá uma ferramenta eficiente para nortear suas ações, podendo acompanhar o fluxo do trânsito e fiscalizar as paradas de ônibus e taxis.

A localização de concentrações irregulares de ambulantes também será possível, permitindo uma ação rápida dos fiscais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), bem como dosprepostos da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), nos casos de edificações e propaganda irregulares nos circuitos. Outro aspecto bastante positivo do sistema de videomonitoramento do Carnaval é a colaboração para a segurança da festa.

"Na nossa central devideomonitoramento, que ficará no Campo Grande, além de representantes dediversos órgãos municipais, haverá a presença de um oficial da Polícia Militar, e estará ainda ligada à central da Polícia Civil, em tempo real", informa o diretor-presidente da Cogel.

A utilização do sistema de videomonitoramento não ficará restrita aos cinco dias do Carnaval. Depois da festa, o projeto continuará em ampliação, reforçando, por exemplo, a estrutura da Transalvador, que hoje só conta com duas câmeras, e fazendo a vigilância de praças e prédios públicos e outras áreas estratégicas da cidade. Na central de videomonitoramento da Prefeitura, todos os órgãos do Município vão trabalhar em conjunto para a prestação de serviços com maior agilidade ao cidadão. 

"A meta do projeto é chegar até o final de 2010 com 100 câmeras por toda cidade e até o final do mandato do prefeito João Henrique, com 400", diz Nailton. segundo o diretor-presidente, a Cogel está disponibilizando também um equipamento de alta tecnologia, à base de energia solar, com característica de mobilidade, em condições de ser muito útil, por exemplo à Defesa Civil nas ações preventivas em ocasiões como a época de chuvas, quando será possível monitorar as áreas de risco.

domingo, fevereiro 14, 2010

[Governo] Tecnologia ajuda na identificação por impressão digital

Fonte: Alagoinhas Notícias

As melhores idéias são as mais simples. Parabéns à polícia baiana!

-------------
Os mais de 22 mil policiais baianos de serviço no Carnaval 2010 agora contam com mais uma arma para garantir a segurança do folião: o ‘morpho rapid’. O aparelho utilizado pela Polícia Federal na identificação por impressão digital é mais um investimento em tecnologia da Secretaria de Segurança Pública (SSP). É a primeira vez que esse tipo de sistema de identificação é aplicado no carnaval da Bahia. E com um detalhe: espalhados em diversos pontos da folia.
O acessório é um microcomputador portátil, com leitor biométrico que permite acessar o banco de dados da Polícia Federal para todo o Nordeste, que abriga mais de 95 mil cadastros. Por meio dele, é possível saber em segundos se existe um histórico policial ou alguma ocorrência em nome da pessoa investigada. Caso o suspeito tenha passagem pela polícia, o aparelho aponta a identificação alfa numérica (RG, por exemplo), a foto do suspeito, além de apresentar o tipo de ocorrência à qual está ligado.
Segundo o responsável pelo suporte de rede de computadores da Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional da SSP (SGTO), Emílio Souza, o aparelho facilita o trabalho de identificação pela praticidade e rapidez. “Por ser portátil, o manuseio é fácil. Além disso, as informações são precisas, com mínima possibilidade de erro”, explicou.
O equipamento está sendo utilizado em 10 postos espalhados pelos circuitos do carnaval; nas quatro centrais de flagrante localizadas na Ladeira da Montanha, Complexo Policial dos Barris, Barra e Avenida Oceânica, além dos postos policiais instalados na Avenida Sete de Setembro – Largo São Bento, Praça da Piedade, Avenida Ademar de Barros e Rua Professor Sabino Silva, Morro do Gato e Farol da Barra.
De acordo com a delegada plantonista do posto da Avenida Sabino Silva, Márcia Pereira, algumas características suspeitas são consideradas para se utilizar o aparelho. “Pessoas com atitudes suspeitas tem prioridade na identificação com o acessório por serem possíveis reincidentes”, declarou. Além do aparelho, outros meios de identificação já vêm sendo usados durante o carnaval como a rede Infoseg (sistema da Secretaria Nacional de Segurança).

sábado, fevereiro 13, 2010

[Mercado] Barbie também já é engenheira da computação e apresentadora de TV


Fonte: A Bola.PT

Achei bacana a escolha da profissão da nova boneca Barbie. Para quem não sabe, a escolha da profissão de engenheira da computação é um bom sinal de incentivo para o ingresso de mulheres na profissão. Apesar de proporção menor, as mulheres que conheço e que atuam na profissão sempre ocuparam posição de destaque e muitas vezes desempenharam seu papel com muito mais seriedade que os homens. Tenho muito orgulho disto!

É isto aí, seja bem vinda ao clube, Barbie!
-------------------

Barbie, a boneca mais famosa do mundo, tem 50 anos e um “currículo” vasto e sempre actual, variando conforme as tendências do mercado empresarial. Desde vez será apresentadora de televisão e engenheira informática.

As duas novas profissões da boneca foram escolhidas pelo próprio público e, segundo a fabricante Mattel, contabilizaram-se mais de 500 mil votos.

Foi a engenheira informática, vestida a rigor, com óculos de massa, camisola com código binário, portátil e auricular bluetooth, que recebeu mais votos dos adeptos da boneca e será a primeira a ser lançada no mercado, no primeiro semestre do ano.

A Barbie apresentadora de televisão também terá acessórios específicos como microfone, teleponto com notícias e câmara de televisão.






quinta-feira, fevereiro 11, 2010

[Pesquisa] Programação no Futuro

Creio que, como dizia o Cazuza, vivemos em "um museu de grandes novidades".

Antes do advento da microinformática, existia um profissional nos grandes CPD´s responsável pela elaboração e documentação de processos, o antigo Analista  de Organização e Método  (O&M). Como o poder computacional dos computadores era bastante restrito, os programas eram menores, se comparados com os atuais, as pessoas "se davam o trabalho" de especificar o processo antes da implementação através dos clássicos diagramas.

Pois bem, visto que o planejamento é condição sine qua non para que haja sucesso em qualquer projeto, eis que as boas práticas do passado ressurgem sob outro nome (BPM, implementação orientada a processo, etc e tal).

Agora, o desafio é modelar o sistema em alto nível e prontamente disponibilizá-lo para funcionamento, como um simples "plug and play". 

Como tudo não são flores, para que se possa construir qualquer coisa são necessárias PEÇAS. As peças de um processo baseado em BPM são suportados pelo SOA, daí a necessidade de uso de outros paradigmas de programação para construir toda esta  parafernália.

Se alguém quiser saber como serão as linguagens dos próximos 20 anos, eu diria que serão extremamente visuais. Só isto.

domingo, fevereiro 07, 2010

[Carnaval] Patrocínio do Bloco Jegue Enfeitado


Caros amigos, como todos já sabem, o carnaval está chegando, e especialmente neste ano resolvi patrocinar um bloco de carnaval. Isto mesmo, estou patrocinando um bloco!

Nada melhor que unir o útil ao agradável. Como a área de TI é uma das minhas maiores paixões, recebi o convite de meu amigo e colega Luciano Pedreira para ser um dos patrocinadores de um bloco formado por pessoas da área de TI local.

Não deu outra ! Segue abaixo a chamada para esta grande novidade. Espero todos na avenida!
----
Salve Salve Foliões!

Esse ano alguns amigos músicos e colegas de trabalho da área de T.I. resolveram se reunir e fazer uma grande festa de antecipação do Carnaval. Nada melhor do que realizá-la em plena rua e em cima de um mini-trio.

O Bloco Jegue Enfeitado estará antecipando o seu carnaval pelas ruas da Barra no dia 10 de Fevereiro a partir das 20:00h.

A Banda do Jegue Enfeitado vai animar os foliões com músicas que marcaram épocas na Axé Music e com seu novo sucesso já estourado ... "Nosso Jegue Chegou!".

Você não vai querer ficar de fora dessa folia, né?
Então, adquira já a sua camisa!

Informações e Vendas:
71 9995-0615
71 8785-2811


sexta-feira, fevereiro 05, 2010

[Governo] Governo abre diálogo para plano nacional de banda larga

Fonte Jornal A Tarde 

Parece que alguém abriu os olhos e "percebeu" que o desenvolvimento atualmente está diretamente relacionado com a capacidade de trocar informações pela internet em qualquer lugar.

Para quem se lembra, a privatização das teles prometia o avanço em nosso país em muitas áreas... para se ter uma idéia do quanto isto é uma falácia, a cidade de minha mãe, Sátiros Dias, até hoje não possui telefonia celular.... e olha que Tim divulgou um folder há uns anos atrás, creio que há mais de 10 anos, prometendo conectividade por lá...

ai, ai.... neo-liberalismo...

Coube ao Governo, o papel de democratizador do acesso. 

Torço para que dê certo.

-------------

Apesar da intenção de revitalizar a Telebrás para que a estatal tenha papel importante no Plano Nacional de Banda Larga, o governo criou hoje um canal de diálogo com o setor privado em reunião de presidentes de empresas de telecomunicações com a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, e com coordenador de inclusão digital da Presidência da República, Cezar Alvarez.


Segundo o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, o governo deverá usar todos os seus ativos físicos para a meta de universalizar a banda larga. "O governo tem um plano e deu uma chance para o setor contribuir", afirmou. Já o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, ressaltou que a reunião foi produtiva e importante para o setor conhecer os detalhes do que foi estudado até agora pelo governo. Ele reforçou que na reunião de hoje o governo confirmou que a recriação da Telebrás como administradora da rede pública de fibra ótica "é uma possibilidade".

Questionado se o setor estava preocupado com a concorrência do governo na oferta de banda larga, Valente respondeu que é preciso saber primeiro as condições legais em que entraria esse eventual novo concorrente público. "Se as condições forem as mesmas de todos os outros, será mais um concorrente", disse.

A nova estatal de banda larga que o governo pretende criar, baseada na antiga Telebrás, deverá demandar investimentos de até R$ 14 bilhões nos próximos quatro anos. Esse é o custo estimado para o caso de a nova empresa levar banda larga também aos usuários finais. O grupo de trabalho que estuda o assunto sugere que os recursos sejam providos pelo BNDES. Existem outros cenários, com custo menor, em que a Telebrás atuaria apenas na transmissão de dados. Nesse caso, a internet chegaria à casa dos clientes em parceria com pequenos provedores.

Se for mesmo reativada, a Telebrás usará as redes de fibra óptica de outras estatais, tais como a Petrobras e a Eletrobrás. No próximo dia 10, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá reunir o governo para apresentar os estudos técnicos que vêm sendo desenvolvidos para o plano.

O presidente dispõe também de um projeto apresentado pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, elaborado juntamente com as teles. A proposta é chegar a 2014 com 90 milhões de acessos à banda larga no País. Hoje o país tem cerca de 21 milhões de usuários que utilizam banda larga.

Esse plano prevê investimentos de R$ 75 bilhões, sendo R$ 49 bilhões das empresas e R$ 26 bilhões do governo federal e dos Estados, por meio de desoneração de impostos e liberação de fundos setoriais, como o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).
 


[Acadêmico] Bahia e Paraíba são destaque entre os institutos federais

Fonte: SISU

Olha que negócio bacana. Fico feliz com este prestígio da IFBA, visto que sou "filho" da Escola Técnica Federal da Bahia.

A IFBA vem realizando concursos para preenchimento do quadro de professores e, particulamente, para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os professores são todos excelentes e de alto grau acadêmico. Se dúvidas, é um dos melhores cursos do país.

Aconselho a todos também a visitarem o site do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e constatar que idéia maravilhosa de nosso Governo Brasileiro. Eu até hoje não entendo porque algo ainda não tinha sido feito. O fato de concorrer a uma vaga de universidade, sem sair de casa, em qualquer parte do país, é extremamente fabuloso. Além de promover a distribuição de vagas em nosso país, o sistema possibilita o deslocamento do povo brasileiro, principalmente entre os jovens, a diversos locais do Brasil, o que reflete em um desenvolvimento local sustentável e eficiente. 

Parabéns Ministro da Educação, Sr. Fernando Haddad.

-----------
O Censo Escolar e o Censo da Educação Superior, divulgados em 2009, demonstraram crescente procura por educação profissional. Agora foi a vez de o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrar o interesse dos estudantes por instituições da área. Dados do último domingo, 31 de janeiro, revelam a procura pelos cursos superiores de tecnologia por estudantes de todo país. Até a data, eram 63,2 mil inscritos em instituições da Rede Federal de Educação Profissional.

A rede responde por 20% das vagas oferecidas pelo Sisu, num total de 9.026. O Instituto Federal da Bahia obteve o maior número de inscritos entre os que buscam educação profissional. Foram 8,7 mil estudantes interessados na instituição baiana. O Instituto Federal da Paraíba oferece 1,5 mil vagas em cursos superiores de tecnologia. Apenas o bacharelado em administração, do campus João Pessoa, já recebeu mais de 768 inscrições até às 18h26 desse domingo, horário de Brasília. Os dados apontam 6,5 mil inscritos no estado.

Tendência – Mais focados no mercado de trabalho e com menor durabilidade, os cursos superiores de tecnologia têm conquistado espaço na sociedade brasileira. "Ainda temos poucos técnicos e tecnólogos em comparação a outros países, mas a tendência é que esses profissionais cresçam tanto em número quanto em prestígio", afirmou Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação.

Os números comprovam uma nova postura com relação a educação profissional. A área tem recebido atenção especial do governo federal. Já são 141 novas escolas em todo país. Até o final do ano, outras 99 serão entregues. O crescimento se dá também com relação ao número de estudantes. Os atuais 215 mil devem chegar a 500 mil quando as novas escolas estiverem em pleno funcionamento.

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

[Mercado] Terceira edição do livro Google Marketing chega às livrarias

Para quem deseja ficar sintonizado com as novas tendências.
-----

Livro brasileiro de marketing mais vendido do país tem nova edição com 650 páginas e capa dura trazendo estratégias de geração de valor para empresas por meio da internet

O marketing digital ganhou em 2009 uma visibilidade nunca antes conquistada e chega a 2010 como a grande aposta de investimento, não só de grandes grupos empresariais, mas também das pequenas e médias empresas brasileiras. Uma pesquisa da TNS Research International em parceria com o portal Mundo do Marketing, realizada com empresas brasileiras e multinacionais, constatou que 84% das empresas planejam realizar ações de marketing digital.

Utilizar a internet como canal de inovação, posicionamento, vendas, pesquisa e relacionamento é hoje o foco de empresas como Natura, Casas Bahia e Procter&Gamble, que estabeleceram vendas diretas pela web no ano passado. Empresas que atuam puramente no ambiente online são as que mais se beneficiam desse crescimento, dado que o comércio eletrônico desponta como um importante setor econômico no Brasil, crescendo de 8,2 bilhões de reais em 2008 para 10,5 bilhões em 2009.

Com foco em criação e implementação de estratégias de marketing digital visando aumento de receita e lucratividade, além de geração de valor para marcas e empresas, o livro Google Marketing 3ª edição, do publicitário e palestrante de marketing digital, Conrado Adolpho, chega às livrarias reunindo um conteúdo denso, prático e inovador. A obra descreve como as empresas dos mais diversos portes e segmentos devem utilizar a internet para construir marcas vencedoras em um mundo cada vez mais dominado pelos bits.

Conteúdo de peso, abordagem prática e atualizada

A terceira edição do livro, totalmente atualizada e ampliada, aborda de maneira profunda as estratégias corporativas para transformar a internet em uma ferramenta de marketing tanto para empresas puramente off-line, quanto para empresas que têm todo o seu ciclo de vendas no ambiente digital.  O livro ensina a criar inteligência competitiva por meio da web, aumentar a quantidade de prospects de uma empresa de serviços ou produtos, melhorar o relacionamento com clientes, fornecedores e outros stakeholders, mensurar resultados de ações on-line e off-line, estimular o marketing viral e outras ações vitais para o crescimento de qualquer empreendimento.  

Além disso, o livro Google Marketing 3ª edição mostra como as empresas podem se beneficiar do Índice de Atividade do Consumidor para divulgação espontânea de suas marcas e produtos por meio das redes sociais, além de um capítulo exclusivo sobre o Twitter como ferramenta corporativa. O livro explana de maneira completa e detalhada como empresários e executivos devem realizar um planejamento eficiente de marketing digital e colocá-lo em prática em suas empresas aumentando vendas, seja em gôndolas de supermercados, serviços B2B e B2C ou e-commerces.

O Google Marketing é, não só um livro voltado a profissionais de marketing, tecnologia e a empresários, mas também cristaliza uma tendência forte da atualidade: o comércio social. Assim, traz ainda a questão de como as empresas e as pessoas estão se interconectando hoje por meio de diferentes meios para trocar conteúdos, experiências, indicações, para entreterem-se e, finalmente, para comprar.

O publicitário e autor do livro, Conrado Adolpho, comemora o lançamento de mais uma edição do livro, que já se tornou um Best-seller no mercado – tendo sido premiado, em 2009, pelo Jornal do Comércio. Em vista disso, trouxe uma nova versão mais robusta e incluindo, com exclusividade, uma metodologia de marketing e vendas para a web.

"A metodologia '8 P's do Marketing Digital', desenvolvida depois de anos de observação e de experiência em marketing para a internet à frente de minha agência, fez com que essa edição do livro traga algumas soluções há muito esperadas pelos empresários e dá um norte para agências e departamentos de marketing sobre como trabalhar corretamente com marketing digital. São técnicas claras de como gerenciar um negócio na internet, o que pedir para sua equipe ou como mensurar os resultados de uma campanha de forma eficiente. A internet é cada vez mais um ambiente que reúne as pessoas em torno de conceitos, ideias e marcas. A web é a grande força revolucionária do século XXI e tem que ser vista como tal, tanto para ações sociais quanto para ações de vendas", explica. "A metodologia dos 8 P's mostra uma sequência clara para ser seguida por empresas, profissionais liberais ou qualquer um que queira realizar um trabalho sério, abrangente e eficiente de marketing digital", completa o autor.

O lançamento do livro ocorrerá no dia 24 de fevereiro, às 19h, na Fnac da Av. Paulista, em São Paulo, com uma palestra homônima do autor. As vagas são limitadas e por ordem de chegada.

Serviço:

Livro Google Marketing 3ª Edição

Autor: Conrado Adolpho

Editora: Novatec

656 páginas

Valor indicado: 119,00 reais

Onde encontrar: Nas melhores livrarias do país

Lançamento e palestra cortesia: 24/2, às 19h

Fnac - Av. Paulista, 901, Térreo, Mez. e 1º subsolo, Bela Vista, São Saulo – SP

 

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

[Mercado] Veja as 10 carreiras mais quentes em TI para 2010

Fonte: ComputerWorld

Da relação apresentada, a que achei mais interessante foi a área de especialistas em registros de saúde médica. Realmente, é uma profissão em ascensão, haja vista o crescimento em pessoas que desejam atuar nesta área. Atenção, estudantes, fiquem sintonizados com as tendências, antecipem os conhecimentos enquanto estudam e sejam os melhores.
-------------
Profissionais de TI que estão procurando um novo emprego ou tentando subir na carreira dentro da empresa devem ficar atentos às oportunidades que surgem diante da demanda que começa a aparecer, sobretudo nas áreas de virtualização, computação em nuvem e segurança de redes.

Especialistas afirmam que apesar dos sinais de recuperação da economia não garantirem ainda                  empregos no mesmo nível pré-cirse, o interesse em tecnologias emergentes aumentou e promete gerar novas contratações.

Confira as dez carreiras mais quentes na área de TI que podem ganhar destaque em 2010 com a demanda por novas tecnologias.

1 – Especialista em segurança/"hacker ético"

Fatos preocupantes aparecem quase todos dias em empresas que são vítimas de hackers, experimentos de segurança ou brecha de dados. Isso não vai mudar em 2010 e a área de TI vai se interessar em adquirir novas habilidades de segurança, aumentando as contratações de profissionais para desenvolver ambientes de trabalho mais seguros.

"Se você sabe como manter os dados da sua empresa seguros, você era desejado ontem, é desejado hoje e será desejado amanhã", disse o vice-presidente da Dice.com, Tom Silver.

A Associação da Indústria de Tecnologia da Computação (CompTIA, da sigla em ingles), fez uma pesquisa no final de 2009 e descobriu que 37% dos trabalhadores pretendem ir atrás de um certificado de segurança nos próximos cinco anos. Além disso, 20% indicou que procuram por um certificado de hacker ético no mesmo período.

"Quando você soma os resultados, vê que cerca de dois terços dos trabalhadores de TI pretendem ter algum tipo de certificado de segurança em seu portfólio", disse o vice-presidente da CompTIA, Terry Erdle. "Essa tendência é dirigida por dois fatores: um, questões de segurança são penetrantes, e dois, mais e mais pessoas estão começando serviços de gerência e modelos de software-como-serviço, o que envolve redes mais complexas."

2 – Gerente de sistemas virtuais

Enquanto muitos gerentes de sistemas ainda não adicionaram a palavra "virtual" a seus títulos oficialmente, é apenas questão de tempo para isso começar a acontecer, segundo especialistas da indústria.

"Tecnologias de virtualização e automação são diretamente relacionados à nuvem. Servidores virtuais compreendem o ambiente de computação e automação e são responsáveis pelo monitoramento da nuvem, além do gerenciamento e segurança", diz o diretor de pesquisa da Enterprise Management Associates, Andi Mann. "Virtualização é popular agora, e há muita atividade envolvendo o gerenciamento de sistemas virtuais."

Como fabricantes de alta tecnologia, profissionais de TI vão ter que incorporar conhecimento de sistemas virtuais para competir por posições abertas em 2010. A virtualização não apenas tem impacto nos atuais planos de data centers, mas também nos futuros esforços de computação em nuvem e enquanto empresas adotarem essas tecnologias, elas vão esperar que seus funcionários saibam trabalhar com as novas ferramentas.

3 – Gerente de capacidade

Empresas que não se preparam apropriadamente para fontes necessárias podem perder dinheiro. Isso porque observadores da indústria da Forrester Research e Gartner rotularam as capacidades de planejamento como prioritárias, especialmente considerando a recessão econômica.

A Forrester diz que o cargo de gerente de capacidade vai ser necessário para empresas que procuram otimizar recursos para pesquisas de tecnologia. "Devido ao ambiente econômico atual, cortes na infraestrutura, recursos e capacidades deve ser prioridade para o TI", diz a analista da empresa Evelyn Hubbert.

A Gartner identifica uma habilidade similar no seu planejamento de posições em TI. Ao combinar a capacidade de planejar com gerenciamento financeiro, os departamentos de TI vão entender como serviços e recursos são consumidos. Isso vai ajudar a responder a demandas de negócios mais rapidamente.

4- Engenheiro de rede

Por mais brega que isso possa parecer, conhecimentos em rede não estarão fora de moda em 2010. De acordo com a Gartner, interesse em redes e tecnologias de voz e dados aumentarão em 2010, o que significa que conhecimento na área também será necessário.

"O futuro do TI requer interações sociais e colaboração e é esse o motivo da importância das redes", disse o vice-presidente de pesquisas da Gartner, Mark McDonald. "Mesmo quando a receita caiu em 2009, a demanda por volumes de transação e comunicação aumentou."

5 – Especialista em código aberto

Empresas continuam mantendo o orçamento de TI enxuto, mas que esperam adicionar serviços para ajudar a retomar o crescimento, considerarão softwares de código aberto para projetos corporativos. E enquanto muitas fabricantes desses softwares oferecem pacotes comerciais de suporte, gerentes de TI vão querer ter algum conhecimento na área também, segundo especialistas na área.

"Estamos vendo uma grande necessidade de necessidades em tecnologias de código aberto. A demanda por desenvolvimento em Python, Ruby on Rails e PHP excede o número de pessoas disponíveis com esse conhecimento", diz o co-fundador da Bluewolf, Michael Kirven.
"Quem contrata quer ver mais gente envolvida com código aberto. Pessoas treinadas e certificadas nessas tecnologias vão se destacar quando seu currículo cair na mesa de recrutadores."

6 - Gerente de qualidade de serviços

Especialistas de TI com habilidades na identificação de problemas e melhora no desempenho de domínios do setor, como redes, sistemas, armazenamento ou aplicativos devem tentar ampliar seus conhecimentos para englobar todo o ciclo de vida dos serviços de TI em 2010. Conforme as companhias quebram as últimas barreiras entre os grupos de TI, eles também estarão completando as equipes com gerentes de serviços de TI.

A premissa de garantias de serviços de TI não é completamente nova e, até recentemente, era mais uma preocupação dos provedores de serviços, mas as organizações de TI começaram a trabalhar como provedoras por si só. Fabricantes, como a BMC, CA, HP, IBM e agora EMC já têm a capacidade de oferecer um insight sobre o ciclo de vida de um serviço de TI.

7 - Gerente de sistemas de registros eletrônicos para saúde

Indústrias verticais específicas devem adicionar cargos de TI em 2010. O setor de saúde deve aumentar sua equipe de TI significantemente, graças aos planos de estímulos econômicos do governo.

A companhia CompTIA prevê 70.000 novas posições de TI durante os próximos 12 meses na indústria de saúde. Esse aumento nas vagas se dá pelo Ato de Recuperação e Reinvestimento Americano de 2009, que inclui bilhões em provisões para TI na área de saúde. 

8 - Especialista em sourcing

Software como serviço, computação em nuvem, servidos administrados, outsourcing e offshoring oferecem alternativas às companhias para contratar uma nova equipe, e os gerentes de TI mais experientes vão se adaptar às várias opções de sourcing para ajudar a tomar as decisões certas para os negócios, segundo observadores da indústria.

Candidatos de TI com especialização em áreas como gestão de licenças de software, por exemplo, poderiam ajudar a companhia a determinar quais ofertas de serviços poderiam ajudar ou definir se a computação em nuvem é uma boa escolha para a companhia.

9 - Gerente de catálogo de serviços

Conforme os departamentos de TI trabalham para se tornarem provedores internos de serviços para as suas companhias, eles vão querer mudar sua aproximação para atender às necessidades dos consumidores. Observadores da indústria e frameworks de práticas melhores, como ITIL, detalham como a incorporação de um catálogo de serviços de TI pode ajudar às companhias a trabalhar um modelo com base em provedores de serviços. E, para ter um catálogo, é preciso ter um gerente, segundo a Forrester Research.

"O gestor de catálogos de serviço é responsável por produzir e manter o catálogo. Isso inclui responsabilidades que se divergem em três categorias: planejamento e implementação de um catálogo de serviços, gestão dos aspectos financeiros do catálogo e desenvolvimento e manutenção do catálogo", diz um recente relatório da Forrester Research. "Um gerente de catálogo de serviços pode ter um papel significante na mudança de uma organização de utilidades de TI para uma organização focada em serviços de TI."

10 - Engenheiro de processos de negócios

A demanda por tecnólogos para o setor de negócios decidirá as contratações em 2010, conforme as companhias procuram incorporar processos para reduzir os gastos e trabalhar operações mais racionalizadas. Segundo o Gartner, as companhias vão procurar engenheiros de processos de negócios para retrabalhar projetos para o ano.

"Vemos muitas pessoas usando sistemas ERP e entrando em projetos de reengenharia de processos de negócios", afirma Mok. "Aqueles que vêm do lado dos negócios ou sendo bem versados nos processo de negócios estão em boas posições. Combinar o conhecimento dos sistemas técnicos com processos de negócios ajudará aos profissionais de TI conseguir e manter posições chave".

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

[Acadêmico] Curso de Especialização em Game Design - Salvador

Notícia sensacional para nossa região !
----------
Os Departamento de Ciências Exatas e da Terra - DCET e o Departamento de Educação do Campus I da UNEB estarão oferecendo, em parceria, o Curso de Especialização em Game Design , aprovado no Edital 018/2009 - Apoio a criação de Cursos de Especialização em Inovação, da FAPESB. O curso tem o objetivo de qualificar os profissionais que atuam ou tem interesse em atuar na indústria de Games, a indústria de entretenimento que mais cresce no mundo.

Serão 25 vagas ofertadas e as inscrições deverão ser efetivadas na sala de pesquisa do Grupo Comunidades Virtuais – Prédio da pós-graduação - Campus I, no período de 02/02/2010 A 26/02/2010, de segunda a sexta-feira no horário das 13h30 – 17h00 horas.

Para saber mais detalhes do curso, leia o Edital (anexo), além de realizar download da ficha de inscrição (anexo)

Quadro docente e as respectivas disciplinas

 

Disciplinas

N° de horas

Nome do professor

Titulação

Universidade ou Instituição de origem



Gestão de processos de inovação

30

Flavio de Souza Marinho

Mestre

UNIFACS

 

Game Design e Game Cultura

 

30

Roger Tavares

 

Pós- Doutor

PUC-SP

 

Metodologia para Game Design

30

André Luiz Battaiola

Doutor

UFPr

 

Game producer

 

60

Andre Nogueira

Mestrando

UNICAMP

 

Criação de roteiro para jogo digitais

30

Leandro Gonçalves Pedroso

 

Especialização

 

SENAC-SP

 

Metodologia da Pesquisa

30

 

Ivelise Fortim

Doutoranda

PUC-SP

 

Engine para Games

60

Esteban Walter Gonzalez Clua

Doutor

UFF

 

Games e Educação

30

Lynn Rosalina Gama Alves

Pós-Doutor

UNEB

 

Seminários Temáticos

30

Vários docentes

Luiz Adolfo de Andrade, Camila Santana  e Outros docentes

Mestre

UFBA

UNEB

 

Inteligência artificial para games

30

Esteban Walter Gonzalez Clua

Doutor

UFF

 

Trabalho de conclusão do curso

30

Todos docentes

 

 

 

 
Equipe da coordenação do curso:

Lynn Alves

Josemar Souza

Camila Santana

Glória Flores

Maiores informações pelos telefones:

71-3117-2458

71-99794618

E-mail: games@comunidadesvirtuais.pro.br

www.comunidadesvirtuais.pro.br

Financiamento: FAPESB e UNEB

Realização: Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais e Rede Brasileira de Jogos e Educação