sexta-feira, janeiro 29, 2010

[Acadêmico] Pós em Governança de TI no SENAC (à distância)

Excelente novidade do SENAC para quem reclama de tempo.

Pós-Graduação à distância em Governança em TI. Para conhecer mais, clique na figura abaixo.





[Mercado] Versão 4.1 do COBIT em Português

Para quem se interessar, a versão 4.1 do COBIT já está traduzida para o português e disponível gratuitamente em http://tinyurl.com/y9ontnk.

A equipe de tradutores teve a participação de um amigo meu, de nossa terra, Gilmar Souza Santos, atual especialista Sênior de Qualidade da CPM Braxis.

quarta-feira, janeiro 27, 2010

[Mercado] É hoje !!!! Apple tablet pode ser anunciado hoje

Fonte: IT WEB

Sem sombra de dúvidas, é um dos lançamentos mais esperados neste início de ano. Particularmente, para mim, proprietário de um IPOD Touch, a novidade está sendo aguardada com bastante ansiedade. Em uma análise de mercado, a Apple inaugurou uma nova era de obtenção de receita através da venda virtual no varejo (ou seria atacado???), ou seja, um único produto, virtual, disponível para milhões a um custo ínfimo. Lucro por ganho de escala em milhares de produtos (A Apple Store comemora hoje a venda de 100 mil (!!!) softwares disponíveis para Iphone).

Espero que os estudantes que estão lendo esta nota possam acordar para as possibilidades reais de ganhar muito dinheiro na internet. Há muita gente faturando com programas simples, porém de apelo significativo. 

-----
A Apple ainda deve estar comemorando os ganhos anunciados na segunda-feira (25/01). A fabricante reportou um salto de 50% nos ganhos durante o primeiro trimestre fiscal em relação a igual período do ano anterior. E mesmo diante da euforia, os executivos se contiveram quando analistas questionavam o possível lançamento do tablet. Algo que chamou muito a atenção foi a alta aceitação do iPhone no mundo corporativo: 70% na lista Fortune 100 e 50% na Financial Times 100, de acordo com a Apple. Dado esse bom momento, o esperado tablet, ou iPhone gigante, como nenhum outro produto recente da Apple, deve ter rápida adoção corporativa.

E essa é uma das razões pelas quais estamos acompanhando cada detalhe desta história e também porque estaremos ao vivo atualizando as informações durante o evento para imprensa que ocorre nesta quarta-feira (27/01). É grande a expectativa em torno do anúncio que será feita e analistas dão quase como certa a apresentação do Tablet.

Um dos motivos pelos quais acreditamos no apelo corporativo do device que pode ser lançado no evento é o olhar atento que as companhias têm lançado sob os netbooks, sobretudo para os profissionais que viajam com frequência. Os smartphones, por mais potentes que sejam, não seguram a demanda para que uma pessoa fique longe do escritório por mais de um dia. O BlackBerry é uma excelente ferramenta para acessar os e-mails, mas não pode-se dizer o mesmo para navegar na web e a situação é inversa quando falamos do iPhone.

Passemos para o iSlate, codinome dado ao dispositivo tablet da Apple. Se todos os aplicativos estiverem disponíveis por meio da loja iTunes (o que reduz o risco de bugs e problemas de segurança) e todas as outras funções trabalharem como em um iPhone, então será algo vendido facilmente para as empresas.

Com um device tão fino como o Kindle que pode tocar música e servir como leitor de livros e jornais, além de permitir navegação na web, prover ferramentas de comunicação (pode ser um canal para videoconferência) e rodar aplicativos corporativos, certamente você, executivo, terá uma excelente ferramenta em mãos.

Talvez eu esteja pensando muito a frente, porque para que tudo isso seja real, a Apple precisa de uma estratégia de bateria que faça sentido; terá que costurar parcerias com operadoras, para prover banda larga suficiente para dar suporte ao todo; e talvez parceiros de ecossistema. Além disso, o produto precisa ter componentes flexíveis e ser portátil como um telefone. Eu gostei como o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, durante a Consumer Electronics Show (CES), se referiu aos tablets dizendo "quase portátil como um telefone."

A Apple não fala sobre seus lançamentos e isso faz com que seja gerada uma grande expectativa, principalmente neste caso, em que as rivais trabalham para ter algo que possa fazer frente, dado ao grande sucesso do iPhone. Na conferência de segunda-feira, quando questionados sobre o tablet, os executivos da Apple diziam não querer estragar a surpresa. Talvez eles estejam guardando em segredo o tamanho da tela ou a capacidade multi-toque do produto.

Além disso, pode haver alguma surpresa em relação à loja.

terça-feira, janeiro 26, 2010

[Mercado] Dicas de Emprego - Curriculos

Recebi de Alex Coelho. Continuando as dicas para emprego.

segunda-feira, janeiro 25, 2010

[Mercado] Blog bacana para dicas de entrevistas de emprego

Achei este site na internet http://www.asianjobportal.com/.

Confiram, é muito bacana nas dicas que fornece para entrevistas de emprego.

[Mercado] Dilma Rousseff defende regulamentação de profissões de TI

Fonte: IDGNow!

Como em época de eleição tudo acontece, vamos ver no que dá. De qualquer sorte, minha posição é contra a regulamentação, porém respeito quem a defenda.

Pelo que eu sei, a profissão não é regulamentada em nenhuma parte do mundo, salvo um estado americano, acho que o Texas, que solicita uma licença para que se possa exercer a profissão. Em um momento de crescimento econômico e grande déficit de profissionais, regulamentar, ao meu ver, é dar um tiro no pé, visto que precisamos contar com profisssionais de outras formações para satisfazer a demanda.

Quanto ao piso salarial mínimo, ao meu ver, o grande motivador pela regulamentação entre os mais jovens, principalmente estudantes, é algo que depende da realidade econômica de cada lugar e merece uma reflexão maior.

Eu já fui a favor nos tempos de estudante, mas ao longo dos anos verifiquei que a mobilidade e flexibilidade em nossa área é mérito justamente da desregulamentação. 

Bom, sei que muitos irão ser contra a minha opinião, o que é natural e extremamente sadio. Se tem que discordar, discordem com convicção.

De qualquer sorte, a regulamentação conta com a criação de conselhos. Muitos não pagam a SBC (eu pago!), nem tampouco sindicato, daí....
--------------

A ministra e o presidente Lula receberam do presidente do Sindpd, Antonio Neto, projeto que regulamenta profissão de Analista de Sistemas.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu hoje que a profissão de analista de sistemas seja regulamentada. "Considero importantíssimo que a profissão, que é diferenciada e tem características específicas, deva ser regulamentada. O presidente determinou que fizéssemos um estudo específico para isso."

A declaração foi feita nesta sexta-feira (22/1), durante a inauguração da nova sede própria do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd). 

Durante a cerimônia, o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva recebeu das mãos do presidente do Sindpd, Antonio Neto, cópia do projeto de lei do Senado PLS 607/07, de autoria do senador Expedito Junior (PR-RO), que regulamenta o exercício da profissão de Analista de Sistemas.

"Precisamos de um Conselho Federal de Tecnologia da Informação, e sua criação deve ser uma prerrogativa do Executivo", disse Neto. Segundo estimativa do sindicato, há cerca de 600 mil profissionais de tecnologia no país.

Demanda antiga
A regulamentação da profissão tem sido uma demanda do setor há mais de 30 anos, que é o tempo decorrido desde a apresentação do primeiro projeto de lei ligado ao tema, o PL 1205/79, e tem sido uma demanda do sindicato desde sua fundação, em agosto de 1984. O Sindpd tem hoje 30 mil associados.

O mesmo pedido regulamenta a profissão de Técnico de Informática e outros cargos correlacionados, bem como cria um Conselho Federal de Informática e conselhos regionais nos Estados.

Depois de muita discussão e uma dúzia de projetos, o PLS 607/07 foi aprovado em 19/1/2009 pela Comissão de Justiça e Cidadania do Senado, e seguiu para análise da Comissão de Assuntos Sociais. No entanto, conforme alerta o assessor da presidência do Sindpd, Alessandro Rodrigues, há grande risco de o projeto ser vetado, já que a criação de contribuições financeiras de interesse de categorias profissionais compete somente à União, de acordo com o artigo 149 da Constituição brasileira. Por conta disso, o projeto foi entregue ao presidente, para que o encaminhe ao Congresso.

A nova sede do Sindpd, localizada em um edifício de 3.700 metros quadrados próximo ao centro da cidade de São Paulo, já foi usado  pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para a campanha do presidente Lula em 2006. No local serão oferecidos cursos de aprimoramento profissional - incluindo diferentes liguagens de programação de rede -, além de atendimento jurídico, social, médico, esportivo e de lazer, informa o sindicato.

quinta-feira, janeiro 21, 2010

[Mecado] Tecnologia baiana usada em Portugal

Fonte: Tribuna da Bahia

Mais uma exemplo de case vitorioso do MAKER, agora em solo português. O que mais me admira no MAKER é o esforço que a empresa Softwell realiza para introduzi-lo nas faculdades e universidades de computação em nosso país, como ferramenta de auxílio no desenvolvimento da lógica e/ou apoio para empresas júnior. 

Particularmente, enquanto estive na Jorge Amado, ajudei a treinar mais de 100 alunos na ferramenta, sendo que alguns foram aproveitados ainda no primeiro semestre de curso.

Como pronunciado por Wellington Freire, em oportunidade que dialogamos, a emoção do aluno em ver um sistema de informação pronto, funcionando inteiramente, ainda no primeiro semestre de curso é fator motivante para que este prossiga no curso e enxergue a área de computação como oportunidade única em questões de empreendedorismo e pesquisa de novas soluções de TI.
------------------------

Engana-se quem pensa que a Bahia deixa a desejar quando o assunto é inovação. Desenvolvido pela empresa baiana Softweel Solutions, o Maker – ferramenta de desenvolvimento de software - tem ganhado cada vez mais notoriedade em todo o mundo e colocado o Estado em uma boa posição.  Com o auxílio da ferramenta baiana, que se apresenta como uma solução à medida dos desafios de diversas empresas, doentes portugueses podem consultar, pela primeira vez, a sua posição na lista de espera das cirurgias e saber quanto tempo falta para serem operados.

Um moderno sistema informático implantado pelo Ministério da Saúde de Portugal, o Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (e-SIGIC) possibilita conhecer a posição que o paciente ocupa na lista, bem como a data na qual será realizada a intervenção cirúrgica, tudo também pela internet. O Maker, da Softweel baiana, possibilitou a construção da aplicação em tempo recorde, de modo a oferecer a segurança e o desempenho necessários a um software acessado por cerca de 180 mil usuários ao mesmo tempo. Especialistas dizem que o Maker, em suas características tecnológicas, é um resumo do que existe de melhor em várias ferramentas mundiais de desenvolvimento de softwares.

"Ele agrega boas qualidades e descartas aspectos ruins de ferramentas desse tipo", garante o programador Juca Mello. Outros importantes projetos foram desenvolvidos na plataforma do Maker, como o Sistema de Registro Civil de Nascimento - criado pelo governo de Pernambuco -, o "Saúde Digital", em Feira de Santana, para facilitar e organizar o atendimento médico, e o Portal do Cidadão de Guarulhos, em São Paulo, onde a prefeitura criou um ambiente virtual que disponibiliza ao cidadão consultas e serviços oferecidos pelo governo municipal.

Todos os projetos foram premiados por conterem informações e serviços dirigidos aos cidadãos, criando uma interação direta entre usuários e os governos.

De acordo com Wellington Freire, presidente da Softweel, a principal novidade do Maker em relação aos concorrentes é que a ferramenta se baseia na construção de algoritimos através de fluxogramas e não mais em códigos de programação como se processa há mais de 40 anos. Outra diferença é que ele pode ser utilizado para desenvolver qualquer tipo de programação, ou seja, ao utilizar o Maker, o desenvolvedor de um programa passa a se preocupar apenas com a aplicação gerada, deixando o trabalho pesado para a ferramenta fazer.

"Nós conseguimos reinventar o software, ao permitir, através da nossa ferramenta, a superação das principais mazelas que afeta a sua construção. Isso é inovação", arremata Freire.

quarta-feira, janeiro 20, 2010

[Mercado] Consultoria prevê quatro novos perfis de profissionais de TI

Fonte: ComputerWorld

Pelo visto, a profissão de analista se torna, a cada dia, um verdadeiro camaleão de perfis e habilidades. Não me surpreenderá se específicos skills de malabarista ou acrobata forem também exigidos no futuro.

Em todo o caso, é pertinente observar a importância e a necessidade de maior abrangência na formação dos futuros profissionais. Ainda sonho algum dia ver a profissão de TI ser disputada a tapa nas universidades, sendo a preferência número 1 das crianças de todo o mundo - "O que você quer ser quando crescer?".... "Médico.. não! Advogado... não?"... "Analista de Sistemas? SIM, SIM, SIM !!!!!" :)
-----------------------------

Um relatório da consultoria Gartner faz uma previsão de que, até o final de 2010, 40% das pessoas que se reportam à área de TI – seja de forma direta ou indireta – terão um foco bastante direcionado ao negócio ou não apresentarão um perfil tecnológico. Isso ocorrerá devido a um envolvimento cada vez maior da TI com questões relacionadas ao negócio, o que levará à necessidade de uma diversificação do atual perfil da equipe. Confira os quatro novos perfis de profissionais da área que a consultoria aponta como necessários:

Focados em questões legais
Segundo o Gartner, 20% das duas mil maiores companhias do mundo devem incorporar a seus organogramas a função de gestor de suporte legal. O número fica bem acima dos 5% registrados em 2005.

As atribuições desse profissional contemplam a criação de políticas para a estruturar parcerias, a adequação operacional a normas regulatórias e a mediação das relações entre as áreas de TI e departamento jurídico. Em vez da contratação desses profissionais, as empresas podem optar pelo treinamento de executivos de segurança da informação em legislação.

Focados em arquivos digitais
Arquivistas digitais serão necessários para organizar e preservar arquivos digitais corporativos para fins legais e regulatórios. De acordo com as expectativas do Gartner, até 2012, 15% das empresas terão em seus quadros de pessoal funcionários responsáveis pelo arquivamento eletrônico de documentos. Em 2009, a presença desses profissionais não foi detectada em nem 1% das companhias.

Quanto ao perfil de quem pode ocupar essa posição, estão pessoas com formação em biblioteconomia ou antigos funcionários já em fase de aposentadoria.

Focados em gestão das informações de negócio
Com base em pesquisa realizada pelo Gartner de junho a agosto de 2009, 20% dos gestores de negócios classificaram como "pobres" as informações que recebem dos departamentos de TI. Assim, os CIOs cada vez mais serão cobrados por, dentro de suas equipes, criar uma área específica para gestão de dados.

Ainda de acordo com a consultoria, até 2013, 20% das organizações já devem ter criado essa função.

Focados na arquitetura de dados corporativos
Assim como acontece na TI, as áreas de negócios também precisarão de profissionais responsáveis por questões como taxonomia, modelos de documentos e templates de apresentação. No entanto, a principal atribuição desse colaborador será de desenvolver maneiras para a utilização dos dados – estruturados ou não – armazenados nos data centers da companhia. Em alguns casos, o arquiteto de informação pode ser a mesma pessoa que assumiu a gestão dos dados.

[Acadêmico] Universidade de SP lança pós-graduação em TI verde

Fonte: ComputerWorld 


Para acompanhar a tendência apontada pelo Gartner (veja notícia a seguir), olha que já está surgindo pós de TI Verde.

-------------

De olho na crescente demanda do mercado por especialistas em TI Verde, a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) lança o curso de pós-graduação Tecnologia da Informação e Responsabilidade Socioambiental - Green IT. A ideia é formar gestores e graduados em TI ou em Administração de Empresas que possuam afinidades com as questões de responsabilidade socioambiental.

Além disso, os alunos estarão aptos a criar projetos desde a etapa do planejamento, passando pela execução, até ao acompanhamento e análise de resultados. Entre as matérias do curso, destacam-se: fundamentos do controle ambiental, direito ambiental, marketing, gestão de projetos, virtualização e planejamento ambiental.

As aulas estão previstas para ter início em 1º de março, com duração de 12 meses, somando uma carga horária de 360 horas. Mais informações no site  www.cidadesp.edu.br.

[Mercado] Gartner: três decisões que a área de TI deve tomar até 2014

Fonte: CIO

Das 3 projeções a mais interessante é a segunda, sobre as emissões de carbono. De resto, a coisa já era previsível.

-------------------------

Com base na compilação dos estudos realizados em 2009 e em previsões divulgadas para este ano, a consultoria Gartner desenhou as principais expectativa para as áreas de TI em médio prazo. De acordo os analistas, as estruturas enxutas - que foram adotadas por conta da crise - e as novas formas de fazer negócio devem influenciar os departamentos de tecnologia por muitos anos.

A seguir, o Gartner elenca as três grandes tendências para os departamentos de TI nos próximos quatro anos:

Projeção 1: Até 2012, 20% das empresas não terão mais ativos de TI internamente – virtualização, computação em nuvem e funcionários utilizando os próprios notebooks para realizar tarefas profissionais por meio da conexão remota à rede das empresas. A soma dessas soluções vai contribuir para a redução do hardware dentro das organizações.

A necessidade do hardware – seja em um data center ou na mesa dos colaboradores – não acabará, mas a redução de custos proporcionada pela terceirização permitirá alocar o orçamento de TI para questões mais estratégicas.

Projeção 2: Até 2014, grande parte dos casos de sucesso das áreas de TI incluirá informações sobre as emissões de carbono do projeto – hoje a virtualização de servidores e desktops já gera resultados importantes em termos de economia de energia, fazendo com que tal redução de custos seja um diferencial no momento de aprovação desses projetos junto ao board das companhias.

A incorporação imediata dos custos com a emissão de carbono (e, se necessário com a compra de créditos de carbono) oferece às organizações uma nova forma de mensurar despesas, bem como de se preparar para a determinação e análise do impacto ambiental. Dados que, segundo analistas, devem tornar-se obrigação dentro de alguns anos. 

Até 2014, mais de 3 bilhões de pessoas estarão aptas a fazer transações financeiras por meio do  celular – a adoção da telefonia móvel nas economias emergentes acontece de forma acelerada e, em cinco anos, é esperado que 90% da população mundial já tenha o celular e seja capaz de utilizá-lo para realizar compras online, bem como para movimentar contas bancárias. Essa realidade desperta nas organizações a necessidade de adaptar-se ao novo modelo de negociar e relacionar-se com os clientes.

Dessa forma, ainda em 2010, é necessário que os gestores de TI iniciem projetos de longo prazo, visando a elaboração da estratégias de atuação para quando essa previsão se tornar uma realidade.

quarta-feira, janeiro 13, 2010

[Mercado] Forrester declara fim da recessão no setor de TI

Fonte: IT Web

De certa forma isto era previsto. Quando a crise se instalou, um dos grandes causadores foi justamente a desinformação e a falta de transparência. Quem conhece a lei SOX-Sarbanes sabe do que eu estou falando. Assim, é natural que o mercado mude seu modo de agir e controlar depois da ocorrência de um fenômeno negativo na economia mundial. Como diz o ditado, o cidadão só fecha a porta depois de roubado. O ato de fechar a porta pode ser entendida como maior segurança, disponibilidade e controle de informações. Com absoluta certeza, a solidez de uma empresa nos próximos anos estará diretamente atrelada à sua capacidade de gestão dos ativos intangíveis. Neste caso, a informática entra como meio imprescindível para este fim.

O que sinto, caros leitores, é que o tsunami na área de serviços virá.... e como diz uma música de Zé Ramalho: "Virá que eu vi. Tranqüilo e infalível, como bruce lee".

--------------------------------

Os gastos globais e nos Estados Unidos com hardware e software voltarão a ficar fortes em 2010, projeta a Forrester.

A empresa de pesquisa acredita que os gastos com tecnologia nos Estados Unidos crescerão 6,6% neste ano, totalizando US$ 568 bilhões, depois de uma queda de 8,2% em 2009. Globalmente, a consultoria acredita em uma alta de 8,1%, somando mais de US$ 1,6 trilhão, contra um declínio de 8,9% em 2009.

"A recessão em tecnologia vista entre 2008 e 2009 está não oficialmente encerrada", afirmou o principal analista da Forrester, Andrew Bartels, em comunicado.

Regionalmente, o continente assistirá a um forte crescimento. A Forrester espera que os gastos com TI no leste e centro Europeu aumente 11,2%. Canadá, Ásia-Pacífico e América Latina também devem reportar avanços sólidos: 9,9%, 7,8% e 7,7%, respectivamente.

Os investimentos em TI nos Estados Unidos devem saltar 6,6%, mas, na região EMEA, que compila Europa, Oriente Médio e África, poderá crescer apenas 2,4%.

"Todas as peças estão no lugar para que os gastos sejam retomados em 2010. Nos Estados Unidos, a recuperação da TI será mais forte que a recuperação econômica em geral, com gastos com tecnologia crescendo até duas vezes mais que as taxas da economia", acredita Bartels.

Softwares liderarão uma boa arrancada, pelas projeções da Forrester, com aumento de 9,7% globalmente. Boa parte desse avanço deve ocorrer por conta dos lançamentos de novos produtos, como o Windows 7, que chegou ao mercado em outubro passado, e o Office 2010, a ser comercializado a partir do meio deste ano.

O setor de hardware também deve ter um bom ano. Os gastos com equipamentos computacionais devem avançar 8,2%, enquanto com comunicações a taxa não deve ultrapassar 7,6%. Já os serviços de outsourcing devem ter um crescimento de 7,1%, enquanto os de consultoria 6,8%.

"A computação inteligente virá pela união de tecnologias emergentes e maduras como arquitetura orientada ao serviço (SOA), virtualização de servidor e storage, cloud computing e comunicação unificada. 2010 marca o início de uma nova fase no avanço tecnológico", pontua.

[Mercado] 8 perfis profissionais da área de TI

Fonte: ComputerWorld

E aí? Se enquadrou em alguma ?
----------------------------

O mercado de trabalho geralmente tem três tipos de personalidades: Tipo A, Tipo B e Tipo TI (Tecnologia da Informação). Este bem afastado do resto. O Computerworld americano identificou oito tipos clássicos de personalidades que são encontrados na maioria dos departamentos TI.

Muitas deles – quase todas – estão em algum cubículo próximo ao seu local de trabalho neste momento. Considere isso como um guia para a "fauna e a flora" da sua vida de trabalho.

1.  O terno vazio
Cargos: Gerente do departamento, analista de negócios
Perfil:
 Contratado para ser uma ligação entre a gestão de alto nível e os técnicos. Atua como um intermediário durante as visitas de clientes. Decorou a maioria das siglas importantes e domina a arte de assentir conscientemente em reuniões e, em seguida, navegar pela Wikipedia para descobrir sobre o que se estava falando. Em alguns casos, pode ter um diploma ou certificado de alguma instituição online duvidosa.

Hobbies: Controlar os novatos
Último livro lido: "O Manifesto ClueTrain"
Maior realização: Perder propositalmente jogos de golfe para os executivos de nível C
Traços marcantes: Imitações baratas de roupas
Ídolo: Michael Dell
É parecido com: Michael Scott (Steve Carrel) da série de TV "The Office"

2. O assustador administrador de sistemas
Cargos: Administrador de rede, administrador de bancos de dados.
Perfil: A companhia não funciona sem ele – e ele sabe disso. Felizmente, esse profissional gosta mais de lidar com máquinas do que com pessoas, então você pode ficar tranquilo e confiante, porque ele gasta mais tempo do que o necessário para manter os sistemas ativos.

Hobbies: Ganhar certificados, escrever subrotinas de segurança para redes em código binário para proteger dados do setor
Último livro lido: "O Livro Completo de Truques Sujos" (Get Even: The Complete Book of Dirty Tricks)
Maior realização: Manteve toda a rede refém ao se recusar a fornecer as senhas para o "Terno Vazio"
Traços marcantes: Algemas e um macacão laranja
Ídolo: Terry Childs (ex-administrador de redes nos EUA que ganhou notoriedade ao bloquear o acesso a uma rede em São Francisco, EUA)
É parecido com: Terry Childs

3.  A barricada humana
Cargos: Desenvolvedor de software, arquiteto empresarial, administrador de sistemas.
Perfil: Independente do projeto ou tarefa apresentados, a "barricada humana" sempre responde da mesma forma: não é possível. A resposta é seguida por uma lista dolorosamente detalhada de todas as razões pelas quais o projeto custará muito, terá baixo rendimento ou não poderá ser integrado no tempo necessário. E, é claro, foi uma má ideia desde o começo.

Hobbies: Reclamar
Último livro lido: "Odeio Esse Lugar: O Guia da Vida para o Pessimista" (I Hate This Place: The Pessimist's Guide to Life).
Maior realização: Não ter realizado nada desde 1979
Traços marcantes: Camisa knit com gola, calça cáqui e ainda carrega uma régua de cálculo
Ídolo: O personagem Eeyore, o burrinho do desenho animado o "Ursinho Pooh"
Mais se parece com: O androide paranóico Marvin, de "The Hitchhiker's Guide to the Galaxy"

4. O zangão irritado do suporte
Cargo: Técnico de suporte
Perfil: Contratado para andar de mesa em mesa consertando computadores de pessoas que parecem não valer o seu tempo. Fará o que você pedir e nada a mais. Sabe mais do que você em relação a computadores – algo que ele consegue provar em todas as conversas – mas não está interessado em compartilhar informações úteis.

Hobbies: Armas, tiroteios, atos de violência aleatórios
Último livro lido: "Qual a Cor do Seu Paraquedas?" (What Color is Your Parachute?)
Maior realização: Morte tripla jogando Halo
Traços marcantes: Carranca permanente e tênis Nike de 1982
Ídolo: William "D-fens" Foster (Michael Douglas) em "Um Dia de Fúria"
Mais se parece com: Milton Waddams (Stephen Root) em "Office Space"

5. O Supernerd

Cargos: Engenheiro de softwares, programador sênior.
Perfil: Inteligente, lógico e anti-social, ou, em outras palavras, o que a maioria das pessoas pensa de um profissional de TI. O Supernerd pode ser classificado como introvertido, com pensamento intuitivo e julgador de caráter. Se ele precisar se comunicar com seres de inteligência inferior (exemplo: você), prefere fazer isso por e-mail.

Hobbies: O que são essas coisas chamadas hobbies?
Último livro lido: "Código: A Linguagem Oculta de Hardware e Software de Computadores" (Code: The Hidden Language of Computer Hardware and Software)
Maior realização: Reescrever completamente e analisar cada linha do código de um sistema sem ninguém ter percebido
Traços marcantes: Algumas vezes confunde a vida real com Second Life ou digita no ar sem perceber
Ídolo: Mr. Spock
Mais se parece com: Dr. Sheldon Cooper (Jim Parsons), da série de TV "The Big Bang Theory"

6.  O fã de sistemas operacionais
Cargos: Help desk, técnico de suporte, programador.
Perfil:
 Há apenas um caminho verdadeiro – e, mais importante, apenas um sistema operacional verdadeiro – para essa pessoa. Todos aqueles que não acreditam nisso são tolos, cujas necessidades tecnológicas serão ignoradas. Apesar de, na maioria dos casos, associados aos produtos da Apple, algumas vezes também gostam das plataformas Windows ou até mesmo Linux. Todas as conversas terminam com justificativas sobre as razões pelas quais o sistema operacional dele é melhor, apesar da companhia não utilizá-lo. 

Hobbies: Retrucar comentários de artigos online que criticam o sistema operacional de sua escolha
Último livro lido: Nenhum; apenas lê blogs sobre o seu sistema operacional favorito
Maior realização: Crackear o iPhone, manter-se aliado ao Windows Vista, controlar todas as editorias da Ubuntu wiki
Traços marcantes: Botões de orelha branca, camiseta original estilo Microsoft Bob, um pinguim empanado
Ídolos: Steve Wozniak, Bill Gantes, Linus Torvalds
Mais se parece com: Steve Ballmer

7.  O promessinha
Cargos: Outbound de vendas, desenvolvedor de negócios
Perfil: 
Não há nada que essa pessoa não diga para fechar um negócio. Você quer recursos que o produto original não tem? Fechado. Se precisa de algo em seis meses, o "promessinha" conseguirá em três. É claro, ele não tem que entregar nada – esse é um trabalho para os desenvolvedores. Atrasos, gastos excessivos e recursos extras serão a dor de cabeça de outra pessoa.

Hobbies: golfe, Michelob Ultra
Último livro lido: "A Arte da Guerra" (Sun Tzu)
Maior realização: Fechar um negócio de software corporativo de milhões de dólares usando uma versão de demonstração baixada da internet
Traços marcantes: Sorriso de vendedor de carros usados.
Ídolo: Blake (Alec Baldwin) em "O Sucesso a Qualquer Preço"
Mais se parece com: Jack Donaghy (Alec Baldwin) em "30 Rock"

8: O vulto
Cargos:
 Desconhecidos
Perfil: Não é problema meu, não é meu trabalho, não é culpa minha – esse é o slogan do Vulto que, de alguma forma, consegue ocupar espaço no departamento de TI (e receber um pagamento) sem preenchê-lo. Ninguém sabe ao certo o que o Vulto faz, sempre porque ele ou ela se tornou um expert em não fazer quase nada. Com o tempo, o Vulto pode receber responsabilidades de gestões, para depois evoluir para a "barricada humana".

Hobbies: Vender hardware não usado pela empresa no eBay durante o almoço
Último livro lido: "Ninjutsu: A Arte da Invisibilidade" (Ninjutsu: The Art of Invisibility)
Maior realização: Tirar um mês de férias sem que o chefe percebesse
Traços marcantes: Nenhum
Ídolo: Sargento Schultz (John Banner) em "Hogan's Heroes"
Mais se parece com: Uma célula não identificada na folha de pagamento


segunda-feira, janeiro 11, 2010

[P&D] Justiça.com.br

Fonte: Gazeta do Povo

Copio abaixo um trecho da reportagem da Gazeta do Povo sobre sites jurídicos.

Por curiosidade, o site JUSBRASIL mencionado na reportagem é 100% made in Bahia. Pois é, fruto de um trabalho desenvolvido há alguns anos por um grupo daqui de Salvador com passagens sólidas no meio acadêmico (eu os convidei a desenvolver pesquisas na Jorge Amado enquanto coordenador de curso de lá). 

Para vocês verem que tecnologia aos moldes do google, tão bom quanto, pode ser desenvolvido em nossa terra. Basta querer!
----------------------
A internet mudou e vem mudando a forma de trabalho dos operadores do Direito. Se antes era preciso recorrer a colossais e complicadas publicações em papel para se ter acesso ao teor das decisões judiciais e normas legais, hoje bastam alguns cliques no computador. "O operador do Direito cada vez mais está substituindo os livros e pesados códigos im pressos pelas informações na tela", afirma o advogado Omar Kaminski, diretor de internet do Instituto Brasi leiro de Direito da Informática (IBDI) – leia entrevista abaixo. Apenas para se ter ideia, o sistema de busca mais popular do mundo, o Google, encontra quase 50 milhões de referências ao termo "Direito" e mais de 31 milhões à palavra "jus tiça". Com tanta fartura, é preciso ser seletivo.

Em consulta realizada na última quarta-feira ao Alexa (www.alexa.com), serviço que mede a audiência de páginas da internet em todo o mundo, o site jurídico mais acessado do Brasil é owww.jusbrasil.com.br, um portal de busca de notícias, legislação e jurisprudência. De acordo com o levantamento, o JusBrasil está entre os 23 mil sites mais acessados do mundo. O segundo brasileiro mais procurado é o www.jurisway.org.br, um sistema educacional que oferece mais de 800 cursos jurídicos gratuitos on-line. Conforme a medição do Alexa, o site de Direito mais visitado do mundo é o www.findlaw.com – em inglês.

[Mercado] Tecnologia da informação no Brasil cresceu mais que a economia em 2009

Fonte: EGOV-BLOG

Espero que as prefeituras da Bahia mirem-se no exemplo citado ao final deste texto. Creio que uma das saídas bastante proveitosas para promover o desenvolvimento de cidades no interior seja justamente o incentivo à academias regionais, cidades digitais e fomento à área de TI. Uma combinação interessante que dá bons frutos. 

---------------

O mercado de Tecnologia da Informação (TI) atingiu em 2009 um faturamento de cerca de US$ 140 bilhões, o que coloca o Brasil como oitavo maior mercado de TI do mundo, segundo análise da Associação Brasileira das Empresas de TI e Comunicação (Brasscom).

» América Latina deve gastar US$ 293 bi em TI até 2013
» Cenário mundial favorece exportações brasileiras na área de TI

Dados preliminares divulgados pela entidade indicam que o setor cresceu acima da economia brasileira, cuja expansão foi de 6% a 8%. O presidente da Brasscom, Antonio Gil, afirma que "o setor brasileiro de tecnologia da informação (TI) cresceu em 2009 acima do que se poderia imaginar".

 

Segundo Gil, "o volume de faturamento também foi robusto". Ele estimou que somente o setor de TI, excluindo telecomunicações, deve ter faturado cerca de US$ 65 bilhões, "o que faz com que o Brasil seja, provavelmente, o oitavo maior mercado de TI do mundo". Incluindo telecomunicações, o faturamento do setor deve se aproximar de US$ 140 bilhões,  "o que vai representar de 7% a 8% do Produto Interno Bruto (PIB)", que é a soma dos bens e serviços produzidos no país.

No que se refere às exportações, a  Brasscom espera  que as operações tenham alcançado US$ 3 bilhões, revelando incremento em relação aos US$ 2,2 bilhões exportados no ano anterior. Antonio Gil destacou, porém,  que o crescimento "ainda é pequeno frente  aos US$ 50 bilhões de exportação  [de sofwares, isto é, programas de computador, e de serviços de TI] da Índia".

Antonio Gil  disse também,  que a tendência do setor é se deslocar para o interior do país, em particular para o  Nordeste. Locais como  Recife, Salvador, Campina Grande e Fortaleza, além de Curitiba e o interior paulista, são atrativos. "A competência brasileira está totalmente difundida pelo país. Mas, no interior, existe um interesse muito grande de atrair empresas desse setor", afirmou.

Várias prefeituras têm procurado a Brasscom, interessadas em sediar empresas de TI. Para isso, oferecem benefícios, como redução de imposto de serviço e do Imposto Territorial Urbano (IPTU), "às vezes colocando facilidades à disposição das empresas que queiram se instalar ali. Então, você vai ter um grande desenvolvimento fora dos grandes centros do Rio de Janeiro e São Paulo, que são muito caros", finalizou Antonio Gil.

Fontes: Agência Brasil   Portal Terra

Saiba mais sobre a Brasscom

Os comentários 

quarta-feira, janeiro 06, 2010

[Mercado] TOTVS compra duas empresas na Bahia por R$ 5,3 milhões

Fonte: A Tarde

Interessante a notícia por conta da movimentação de aquisição em solo baiano. De qualquer sorte, válido mesmo é que a TOTVS amplie os negócios na Bahia e mantenha ou incremente os salários. Visto que o mercado daqui não é tão acirrado quanto o sul do país, o fato de haver uma certa regularidade nas aquisições diminui a concorrência no setor e achata, de certa forma, os salários. 

Bom, discutir salários é sempre um ponto controverso, haja vista as variáveis econômicas envolvidas, então, fico na esperança de incremento de mercado e empregos gerados pela TOTVS em solo baiano. 

Desejo sucesso à equipe TOTVS local.

-------------------

A TOTVS anunciou na terça-feira (5) a compra da M2I Serviços de Implantação de Software e da M2S Serviços de Suporte pelo total de R$ 5,3 milhões. Segundo o Valor Online, desse montante, R$ 530 mil referem-se à M2I e R$ 4,770 milhões à M2S.

As duas empresas são canais de distribuição para o produto RM na Bahia, informa a TOTVS. 'As aquisições da M2I e M2S estão alinhadas à estratégia da TOTVS de reorganização dos canais de distribuição, intensificada no segundo semestre de 2009', diz a companhia em comunicado.

[Oportunidade] Bolsa de Iniciação Científica FAPESB - Informática

Para os estudantes de plantão, recomendo esta oportunidade:
------------------- 

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia está selecionando um estudante de graduação de Computação para ser bolsista de Iniciação Científica FAPESB em projetos de Educação e Tecnologia. Esses projetos compreendem a construção do Portal Educacional do Estado da Bahia e a construção de conteúdos digitais educacionais (Softwares, Áudios, Vídeos e Imagens).

A bolsa é de iniciação científica da FAPESB, a remuneração é R$ 350,00, entretanto, acredito que o principal fator positivo o trabalho é o desafio de trabalhar com educação e tecnologia, e a possibilidade de trabalhos futuros na Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

O bolsista desempenhará atividades relacionadas a:

Pesquisa de tecnologias voltadas para educação;
Pesquisa, utilização, customização e manutenção de softwares livre;
Estudo sobre o Sistema gerenciador de banco de dados(SGBD) MYSQL e PostGree, para construção de sistemas baseados em software livre;
Desenvolvimento de softwares em plataforma livre PHP;
Pesquisa sobre Padrões de Projeto para aprender a desenvolver sistemas com boas práticas de programação;

É desejável que o estudante tenha familiaridade com desenvolvimento de sistemas para web,

Interessados devem mandar email para : ywanderley@sec.ba.gov.br

segunda-feira, janeiro 04, 2010

[Mercado] Como será 2010 para os profissionais de TI?

Retirei a notícia abaixo do site da revista INFO. Apesar de muito apegada à questões de uso de tecnologia A, B ou C, é importante que todos percebam a situação do Brasil no cenário internacional. Para os reticentes de plantão, o nosso país é a bola da vez, gostando de Lula ou não.

Assim, a recomendação que faço aos que lêem meu blog é ESPECIALIZE-SE, seja em java, .NET, PMI, segurança, análise, o que seja. O mercado precisará de bons profissionais nos próximos meses, e creio que os pós-graduados (vide os concursos... todos pedem títulos) e certificados terão excelentes oportunidades em 2010.

Como digo aos meus alunos, o conhecimento é a única coisa que nos liberta das amarras da vida. Pensem nisto.

----------------

Fonte: INFO

SÃO PAULO - O ano que vem será muito bom para contratações e quem investir em linguagens de internet como Dot.net e Flash tem ainda mais chances de se dar bem.

Quem garante é Ilana Lissker, sócia da Search Consultoria em Recursos Humanos.  "As empresas começam a se preparar para um ano que promete crescimento, e TI é uma área diretamente ligada a isso", diz.

Prova disso é o mês de dezembro que apresentou um movimento atípico de contratações. "Do dia 15 para cá tivemos uma procura muito grande, já que as empresas querem garantir funcionários já para o começo do ano", diz.

Segundo ela, haverá uma busca por CIOs que possam atender às novas demandas do mercado, que exigirão um bom parque tecnológico, desenvolvimento de novos sistemas, upgrades... "Todas as áreas serão beneficiadas. Em termos de programação eu diria que todas as linguagens ligadas a internet, como Dot net, Flash e os pacotes da Microsoft, seriam um bom investimento para quem trabalha em áreas técnicas", diz Ilana. Segundo ela, a busca por profissionais de mainframe também será alta. 

Para os profissionais de níveis gerenciais, o conselho é velho, mas válido: investir em MBAs de gestão de negócios e gestão de pessoas.