sexta-feira, julho 31, 2009

[Mercado] GVT anuncia pacotes de banda larga com velocidade de até 100 Mbps

Fonte: IDGNOW

Olha.... acho que fica com a Oi/Telemar quem realmente é doido e rasga dinheiro....
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Operadora apresenta nova família Power, que tem ofertas com velocidades a partir de 3 Megabits por segundo. O custo começa em R$ 49,90.

A operadora de telefonia fixa e banda larga GVTanunciou, nesta quinta-feira (30/7), a nova família Power, que oferece banda larga com velocidade de até 100 Megabits por segundo (Mbps).

A oferta com menor velocidade é a de 3 Mbps e sua mensalidade é de 49,90 reais. O usuário pode optar ainda pelas velocidades de 10 Mbps, 15 Mbps, 35 Mbps, 50 Mbps e 100 Mbps. Os valores são, respectivamente, 69,90 reais, 99,90 reais, 199,90 reais, 299,90 reais e 499,90 reais. Estes preços valem para a aquisição do serviço de internet em alta velocidade nos pacotes Unique e Smart Maxx, que incluem telefonia fixa e custam a partir de 102,87 reais a 552,87 reais.

A família Power, que começa a ser comercializada em agosto, substitui a TurboNet, que continua para a base de assinantes. "Nossa expectativa é que nossos clientes migrem para a Power", afirma o vice-presidente de marketing e vendas da GVT, Alcides Troller Pinto. Os interessados podem degustar o serviço no site Power GVT a partir de domingo (2/8).

Os habitantes de 56 cidades brasileiras - entre as 82 em que a operadora atua em massa - poderão contratar a banda larga Power. Os Estados que terão acesso à nova família de produtos são Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, além do Distrito Federal.

A expectativa da operadora é aumentar a base de clientes adeptos ao pacote com velocidade de 10 Mbps, tornando-a a maior da empresa, afirma Pinto. Atualmente, são 21% que têm esta velocidade. Todos os clientes que contratam 10 Mbps ou pacote superior recebem um modem da GVT, "adequado para as necessidades da conexão", garante o executivo. 

Devido à concessão, a fidelização aos planos é de um ano. Por enquanto, "cerca de 25% de nossa receita de banda larga vem dos pacotes de 10 Mbps", diz.

A empresa tem investido para aumentar a agilidade de seus serviços. "Nos últimos três meses, aumentamos em 40% nossa equipe para instalação de banda larga", explica o vice-presidente de marketing.

Quanto a expansão territorial, Pinto aponta que a operadora considera algumas cidades em seu cronograma de planejamento. "Queremos atuação nacional e entrar em São Paulo com ofertas em massa", afirma. Atualmente, a GVT atua, nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, somente no segmento corporativo.

"No último trimestre, pretendemos entrar em mais três cidades, que somam 2,6 milhões de habitantes", diz Pinto.

segunda-feira, julho 27, 2009

[Concurso] Prêmio FIEB de Economia - 2009

Fonte: FIEB

Oportunidade única. Aproveitem!
--------
As inscrições para a edição de 2009 do Prêmio FIEB de Economia Industrial estarão abertas a partir do dia 29/05. É uma excelente oportunidade para profissionais e estudantes de cursos de pós-graduação mostrarem seus conhecimentos em monografias sobre temas como Política Industrial, Infraestrutura, Inovação, Meio Ambiente e Comércio Exterior.

Essa é uma iniciativa do Sistema FIEB para estimular quem ajuda a explicar o desenvolvimento da indústria baiana.

Informações:
Rua Edístio Pondé, 342 - STIEP - Salvador
CEP: 41.760-310
Tel.: (71) 3343-1264
e-mail: mwp@fieb.org.br

COLOCAÇÃO

PRÊMIO

1º lugar

R$15.000,00 (quinze mil reais)

2º lugar

R$10.000,00 (dez mil reais)

3º lugar

R$  5.000,00 (cinco mil reais)

Obs.: Sobre valores acima incidirão os tributos legais devidos.

 

CRONOGRAMA

ATIVIDADE

PERÍODO

Lançamento do Regulamento do concurso

Até 29/05/2009

Recebimento dos trabalhos

Até 30/09/2009

Conclusão do Julgamento

Até 31/12/2009

Divulgação do resultado

28/01/2010

Premiação

25/02/2010



--
Grinaldo Lopes de Oliveira (grinaldo@gmail.com)
Analista de Tecnologia
Professor Universitário
MSN: grinaldo_lopes@hotmail.com
Site:http://tinabahia.blogspot.com

[Mercado] Oi é obrigada a baixar preços do Velox na Bahia

Fonte: Redação Portal Imbuí • 23/07/2009 - 16:21:55

Será ?.....
------------
A Justiça baiana determinou que a Oi Velox baixe os preços dos seus serviços
de internet, equiparando os valores cobrados na Bahia ao praticado em outros
estados, como Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A empresa tem 60 dias para cumprir a decisão da liminar assinada pela juíza
Marielza Brandão e publicada no último dia 30 de junho no Diário Oficial da
União. A decisão foi a resposta da Justiça para a ação movida pelo Instituto
de Estudos e Ação Pela Paz com Justiça Social (Iapaz), que tem como
presidente o deputado estadual Álvaro Gomes (PC do B).

Na decisão, a juíza define que a cobrança seja feita de maneira "uniforme,
de acordo com os parâmetros tecnológicos que cada estado possui". Álvaro
Gomes conta que, na ação, o Iapaz apresenta um estudo técnico assinado pelo
Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (Crea-BA)
demonstrando que os recursos tecnológicos utilizados para a prestação deste
serviço na Bahia são equivalentes aos utilizados em outros locais do país,
embora aqui a velocidade de conexão seja menor e o preço maior.

"Quando entramos com esta ação, em 2007, a mensalidade do serviço de
internet banda larga na Bahia custava R$ 159 mensais para a velocidade de um
mega, enquanto nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, a empresa
cobrava R$ 34 para conexão com velocidade de dois mega", comenta Álvaro
Gomes. A liminar também determina que na Bahia o serviço deve ser prestado
"com a mesma qualidade e velocidade oferecidos aos demais estados, sem
distinção".

A ação do Iapaz também questiona a oferta do serviço de internet apenas em
alguns bairros. Sobre esta questão, a decisão da juíza é para que a empresa
ofereça o mesmo serviço em todos os bairros de Salvador, "promovendo as
medidas cabíveis para a sua execução". A liminar define que a empresa tem 60
dias, a partir do dia da intimação, para atender às determinações judiciais.
Caso contrário, será cobrada multa diária no valor de R$ 3 mil.

A coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do
Consumidor (Proteste), a advogada Maria Inês Dolci, diz que há como
interferir nos preços praticados por uma operadora. "O que uma ação pode
provar é que o preço é abusivo quando não é oferecida a velocidade
contratada", explica.

Ela conta que uma ação semelhante está em tramitação na Justiça paulistana
contra a internet 3G oferecida pela mesma operadora. Neste caso, a empresa
não se compromete a oferecer a velocidade contratada. "Isso sim configura
prática abusiva e onerosidade excessiva", disse Maria Inês Dolci.

Sobre a liminar publicada pela Justiça da Bahia, a Oi enviou comunicado, por
e-mail, informando que ainda não foi notificada sobre a decisão e que a
empresa não comenta ações em andamento. A operadora tem o direito de
recorrer da decisão da juíza e tentar cassar a liminar mas, enquanto isso,
deve atender à determinação judicial.

No site da empresa, o serviço Velox de internet banda larga possui valores e
pacotes diferentes em cada estado. Na Bahia, Ceará e Pernambuco, por
exemplo, ele só é vendido em conjunto com o pacote "Fale mais", que oferece
5 mil minutos de conversação em ligações entre telefones fixos e custa R$
102,76 por mês.

No Rio de Janeiro e Minas Gerais, capitais que tiveram seus preços
comparados na ação movida pelo Iapaz, a mensalidade é de R$ 55,12 e R$ 55,26
respectivamente. Mas, nestes estados, o serviço não dá direito às ligações.
O Rio Grande do Norte e Sergipe são os estados que possuem as franquias mais
altas para o serviço Velox. A mensalidade custa R$ 169,90 sem a franquia
para o serviço de telefonia fixa.

A advogada Maria Inês Dolci lembra, também, que cada estado tem uma política
própria de cobrança fiscal, o que pode alterar os valores do serviço
prestado de acordo com cada região do país.

sexta-feira, julho 24, 2009

[Evento] Convite - I Encontro PHP Salvador-Bahia

O Serpro - Regional Salvador convida você a participar do*
I Encontro PHP Salvador-Bahia*. A atividade tem como intuito integrar os
desenvolvedores da linguagem na Bahia, estimulando as discussões sobre o
tema.

*Dia: *Terça-feira, 28 de julho de 2009
*Horário:* 8h30 às 12h30
* **Local:* Auditório da Regional Salvador

*
PROGRAMAÇÃO*

8h30 - *Abertura*

8h35 - *Palestra* *Certificação PHP*
*Daniel Neto*
*Mestre em Sistemas de Computação e Professor da Unifacs*

9h35 - *Palestra PHP FrameWARks*
*Leonardo Thomas, Marcelo Curi, Márcio Albuquerque e Sandro Franco*
*Analistas de Sistemas do Serpro - Supde/Desdr*

10h35 - *Plenária*

*

Comitê Regional de Software Livre - Salvador

[Acadêmico] Núcleo de Robótica (Acso) é destaque no programa Aprovado, da TV Bahia (Rede Globo) - Exibição: neste sábado, dia 25/julho, às 8h

Fonte: ASCOM

Vamos prestigiar pessoal! Não é todo dia que uma conquista dessas aparece em solo baiano. Vamos trabalhar para que a exceção se torne regra!
-----------------------
 O programa Aprovado, apresentado pelo professor e músico Jorge Portugal,
mostra uma matéria sobre o time da UNEB que conquistou um troféu inédito no
Brasil na copa do mundo de futebol de robôs, a *RoboCup 2009*, na Áustria.


O Bahia Robotics Team, capitaneado pelos professores *Marco Simões* e *Josemar
Souza*, obteve o 3º lugar na classificação geral da liga de demonstração *Mixed
Reality* – ou Realidade Mista.


São partidas de futebol de robôs, disputadas por microrrobôs autônomos, com
autonomia e inteligência para tomar decisões durante a partida, sem
intervenção humana.





*

quinta-feira, julho 23, 2009

[Curso] Treinamento Microsoft

Aproveitem!

O Microsoft Inovation Center - Bahia anuncia:

-----
1. Para parceiros ou não, vamos apresentar melhor o Microsoft Innovation Center Bahia, um programa de inovação tecnológica da Microsoft em parceria com a UNEB, ASSESPRO e Softex. O objetivo mor do MIC Bahia é transferência de tecnologia. Para tanto, trabalha com provas de conceito, interoperabilidade, treinamentos, dentre outras ações, procurando unir os pilares mercado, academia e associações de classe.

2. Para empresas parceiras Microsoft (ou para as que têm interesse em ser), falaremos a respeito das modalidades de licenciamento Microsoft para facilitar sua compreensão e acelerar as vendas.

Informações do evento:

Data: 06/08/2009
Horário: 08h00 às 12h00
Local: FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências, Módulo 4, Auditório Astor Pessoa
Endereço: Avenida Luís Viana Filho, 8812, Paralela, Salvador/Bahia

Para confirmar sua participação envie um e-mail para: v-mogoes@microsoft.com<mailto:v-mogoes@microsoft.com>
Com os seguintes dados: Nome, e-mail e telefone dos participantes.
Vagas limitadas!

quarta-feira, julho 22, 2009

[Acadêmico] Brasil ganha medalha de ouro em Olimpíada Internacional de Matemática

Olha... resta expandir este gás para todo o país. Para quem ainda não sabe, o Brasil hoje é o quarto melhor lugar do mundo para investimentos, atrás apenas da China, Estados Unidos e Índia. A Rússia vem em quinto lugar. Tirando os Estados Unidos, os demais formam o BRIC, grupo com maior potencial no mundo para investimentos.

---------
O estudante brasileiro Henrique Pondé de Oliveira Pinto, de Salvador (BA),
que atualmente estuda na cidade de São Paulo (SP), conquistou a medalha de
Ouro na *50a Olimpíada Internacional de Matemática*
(IMO<http://www.imo-official.org/>,
na sigla em inglês), realizada entre os dias 14 e 21 de julho na cidade de
Bremen, Alemanha.

Considerada pela Unesco como a competição mais importante da área, a IMO
contou este ano com a participação de mais de 100 países reunindo jovens,
entre 14 e 19 anos, mais talentosos do mundo no assunto. O Brasil foi
representado por uma equipe de seis estudantes liderados pelos professores
Carlos Yuzo Shine, de São Paulo (SP) e Ralph Costa Teixeira, de Niterói
(RJ). O Brasil também conquistou três medalhas de prata com Renan Henrique
Finder (Joinville - SC, que estuda na cidade de São Paulo), Marcelo Tadeu de
Sá Oliveira Sales (Salvador - BA, estudante também na cidade de São Paulo) e
Matheus Secco Torres da Silva (Rio de Janeiro - RJ); e duas medalhas de
bronze com Marco Antonio Lopes Pedroso (Santa Isabel - SP) e Davi Lopes
Alves de Medeiros (Fortaleza - CE). Com este brilhante resultado, o Brasil
ficou classificado em 17º lugar entre os 100 países participantes.

Um comitê internacional elegeu, dentre os propostos pelos países
participantes, os problemas que seriam resolvidos. As provas foram
realizadas em dois dias consecutivos abrangendo disciplinas como Álgebra,
Teoria dos números, Geometria e Combinatória. Em cada dia, os participantes
resolveram três problemas em 4 horas e meia de prova. A resolução destes
problemas costuma requerer mais criatividade, engenho e habilidade
matemática do que conhecimentos e fórmulas aplicadas.
Brasil e as medalhas na IMO

O Brasil participa desta importante competição desde 1979 conquistando,
desde então, um total de 81 medalhas, sendo oito de ouro, 21 de prata e 58
de bronze. A participação brasileira na competição é organizada através da
Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que desempenha um
importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos
para a pesquisa em Matemática nas modalidades de ensino fundamental e médio
nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto da Sociedade
Brasileira de Matemática, do Instituto Nacional de Matemática Pura e
Aplicada (IMPA) e conta com o apoio do CNPq, do Instituto do Milênio Avanço
Global e Integrado da Matemática Brasileira e da Academia Brasileira de
Ciências.

Fonte: ABC - Academia Brasileira de Ciências

segunda-feira, julho 20, 2009

[Mercado] Empresários de TI buscam melhores práticas

Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada

Vem coisa boa por aí....
--------------

Assespro-Ba/Bahia Digital projeta recuperação de 10% no faturamento no 2º semestre do ano. Os empresários baianos do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação (TI) estão otimistas em relação à recuperação da economia brasileira. Depois de um primeiro semestre sem crescimento real de vendas, o setor volta a projetar números positivos no faturamento dos negócios.  "Nesses momentos de crise, os investimentos em tecnologia da informação são fundamentais para se reduzir custos e aumentar a produtividade", afirmou o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação - Regional Bahia (Assespro-Ba), Elton Almeida. Ele projeta aumento de 10% no faturamento no segundo semestre deste ano, frente aos resultados do semestre anterior.

O incremento de vendas previsto é explicado, historicamente, em função da demanda do setor se concentrar no último semestre do ano. Além disso, Elton Almeida sinaliza que o crescimento projetado de 10% também reflete o processo em curso de cooperação e integração entre os empresários do setor. Por iniciativa da Assespro-Ba/ Bahia Digital – Rede Empresarial de Tecnologia da Informação, os empresários do APL de TI foram apresentados a potenciais parceiros fornecedores de serviços nas áreas de recursos humanos, inovação para a competitividade, financiamento, consultoria de TI, comunicação, capacitação empresarial e consultoria em planejamento estratégico.

No dia 14 de julho, durante café-da-manhã no Bahia Fiesta Hotel, no primeiro evento realizado pela Assespro-Ba desde a incorporação da Bahia Digital – Rede Empresarial de Tecnologia da Informação como um programa de mercado da entidade, representantes de 46 empresas de TI discutiram o cenário atual e perspectivas. "O objetivo desse projeto é criar uma estrutura, uma base maior junto aos empresários de TI para que os negócios possam se desenvolver com mais agilidade", comentou o presidente da Assespro-Ba.

As políticas públicas, tributação e fuga de empresas baianas de TI para mercados como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Brasília e Alagoas também fizeram parte da pauta da reunião. Os empresários de TI sinalizaram que precisam de maior celeridade na implementação de projetos e políticas governamentais, assim como melhores condições para o fornecimento de seus produtos e serviços dentro do estado da Bahia.

****

O APL de Tecnologia da Informação é composto por cerca de 85 empresas de pequeno, médio e grande portes localizadas na Região Metropolitana de Salvador e em Feira de Santana, que trabalham principalmente com o desenvolvimento de softwares e prestação de serviços de TI de alto valor agregado. Um APL se caracteriza como um aglomerado produtivo que reúne várias empresas de uma região específica, principalmente micro e pequenas, trabalhando numa mesma atividade produtiva e que possuem algum vínculo de articulação e cooperação entre si.

 


[Cursos] IRT - Programação de cursos para agosto/2009


O que achei mais bacana nos cursos apresentados foi o fato de contemplar um curso de desenvolvimento de software na plataforma Android. Dez!


quarta-feira, julho 15, 2009

[Evento] Blender Day Bahia

Um novo mundo está sendo descoberto a cada dia por centenas de pessoas em
todo o Brasil. Um mundo onde a criatividade, a inovação e o compartilhamento
de conhecimentos técnicos e artísticos sobre animação tridimensional, jogos
digitais e apresentações multimídia está à um click de distância. É o mundo
do *Blender 3D*.

O Blender é um Software Livre distribuído gratuitamente sob a licença GNU
GPL, desenvolvido pela *Blender Foundation* em conjunto com diversos
colaboradores da comunidade Blender internacional. Dentre suas principais
aplicações estão o desenvolvimento de animações e jogos digitais,
apresentações multimídia, simulação industrial e maquetes eletrônicas.

Diante do crescimento acelerado do número de usuários, profissionais e
amadores, em torno da comunidade Blender, surgiu a idéia de organizar
o *Blender
Day*, ou Dia do Blender que irá ocorrer em diversos Estados do Brasil
disseminando o Blender e mobilizando as comunidades locais para o aumento da
produção criativa.

O *Blender Day Bahia* será realizado *em Salvador no dia 8 de Agosto na
Faculdade Área 1*, que fica na Avenida Paralela, nº 3172, ao lado do
Supermercado Extra.

O evento será voltado tanto para usuários experientes quanto para os
totalmente leigos que querem ingressar no mundo 3D, contando com *palestras
e oficinas* além de todo um grupo de usuários que estarão compartilhando
suas experiências e conhecimento.

Contaremos também com uma palestra do artista e consultor em Computação
Gráfica, *Teisson Fróes* ( www.teissonfroes.com.br ), que estará conosco via
vídeo-conferência falando sobre suas experiências profissionais e o uso do
Blender em seus trabalhos, mostrando um pouco da capacidade de produção
profissional do Blender, único Software Livre da área que é capaz de
competir com outras soluções proprietárias.

Para aqueles que querem colocar à prova os seus talentos blenderianos,
participem também da* Maratona Criativa* do Blender Day Bahia, que irá
eleger os melhores trabalhos desenvolvidos durante o evento com o tema que
será escolhido durante a abertura do evento.

E durante todo o evento a *Exibição Made in Blender* estará exibindo uma
grande coletânea de imagens e animações blenderianas, dentre eles os *Open
Movies "Elephants Dream" e "Big Buck Bunny"*. Ainda está em tempo de mostrar
também o seu trabalho.

Convidamos você para fazer parte deste dia especial que irá fazer você
enxergar com outros olhos o mundo em que vive. Será um evento *gratuito* e
pedimos apenas a doação de *1Kg de alimento não-perecível* que será
encaminhado a uma instituição de caridade. Assim, você estará aumentando
seus conhecimentos e experiências ao mesmo tempo em que ajuda aqueles que
mais precisam.

*Inscrições e maiores informações* sobre o Blender Day poderão ser
encontradas no link abaixo:

http://www.blender.pro.br/index.php?option=com_content&task=view&id=84&Itemid=140

Caso tenha *dúvidas* ou queira *exibir suas obras no evento*, entre em
contato pelo email barretovilanova em gmail.com com o Assunto "Blender Day
Bahia - Dúvida" ou "Blender Day Bahia - Made in Blender".

*E seja bem vindo ao Blender Day. O dia em que vamos juntos desconstruir os
limites da imaginação.*

quinta-feira, julho 09, 2009

[Curso] Curso de Informática para Cegos (semi-presencial)

Peço que informem para seus conhecidos ou amigos com algum tipo de limitação de visão.

Eu já tive a grata oportunidade de visitar o Instituto de Cegos da Bahia. Vocês não tem idéia do que um cego pode fazer com um computador. Eles conseguem fazer tudo, até mesmo programas de computador. Assim, para os estudantes de plantão, eis uma excelente oportunidade de desenvolver trabalhos de conclusão de curso com soluções para este público.  A recompensa, além de profissional é de profundo cunho social.

-------------------------


Curso: INFORMÁTICA BÁSICA PARA CEGOS

Modalidade: Semi-presencial, utilizando ambiente virtual de aprendizagem com recursos EaD.

Público-alvo: pessoas com deficiência visual, acima de 16 anos e com 2º grau completo ou em curso.

Valor: GRATUITO

Módulos: Reconhecimento do teclado; Windows com leitor de tela; Internet e Outlook; Word; Excel.

Carga horária total: 160 horas, em 20 dias e turno integral, totalizando 8 horas por dia.

Local: Associação Baiana de Cegos

Vagas: 100 vagas (limitadas)

Interessados favor entrar em contato com André Luiz Lima da Costa pelo e-mail:andrelc@fieb.org.br

quarta-feira, julho 08, 2009

[Governo] Concurso Ideias Inovadoras

[Acadêmico] II SISOL - Simposio de Softwares Livre da UESB - Campus de Jequié

Conforme solicitado, segue apoio para o evento. Participem!
----------------------------------------------
Gostaria de solicitar o apoio de todos na divulgação do II SISOL - Simpósio
de Software de Livre da UESB - Campus de Jequié que acontecerá nos dias 17 à
19/08/2009. É mais uma oportunidade para divulgação e discussão de trabalhos
científicos nesta área. Maiores informações pode ser obtidas no endereço
www.jequie.uesb.br/sisol . A última data para envio de trabalhos é no dia
18/07/2009.

[Acadêmico] BRT/UNEB leva Bandeira Brasileira ao Pódio pela Primeira Vez na História da RoboCup.

Fonte: ACSO

Os meninos botaram pra F.... Parabéns a toda a equipe baiana!
---------------------------------------------------------------------------------------------------

No último sábado (04 de julho de 2009), o Bahia Robotics Team da UNEB conquistou o 3o lugar na classificação geral da liga de demonstração Mixed Reality, na copa do mundo de futebol de robôs - RoboCup 2009 - em Graz, Áustria.

A Competição consiste em partidas de futebol de robôs, disputadas por micro-robôs autônomos. Os robôs devem ter autonomia e inteligência para tomar decisões durante a partida sem qualquer intervenção humana.

Desde a criação da copa do mundo de robótica inteligente - a RoboCup - em 1997, jamais uma equipe brasileira conseguiu a façanha de estar entre as 3 melhores no ranking final de uma liga. Os melhores resultados anteriores foram conquistados pelo próprio BRT em 2007 quando esteve em quarto lugar no torneio de futebol da liga Mixed Reality (mas não no ranking final da liga) e em 2008 quando alcançou o terceiro lugar também apenas no torneio de futebol da mesma liga.


Foto 1: Conquista Inédita para o Brasil.

Desta vez, a equipe conseguiu ficar entre os três primeiros no ranking geral da liga e, pela primeira vez, trouxe um troféu da RoboCup para o Brasil.


Foto 2: Equipe da UNEB no momento do Recebimento do Prêmio Inédito.

A equipe é composta pelos professores Marco Simões e Josemar Souza da UNEB e dos estudantes José Grimaldo Filho, Adailton Junior, Bruno Silva, Adriano Botelho, Juliana Reichow e Fagner Pimentel, todos do curso de Sistemas de Informação da UNEB. Completam a equipe os estudantes Elen Casaes, Luciana Silva e Alexsandro Cerqueira do curso de Ciência da Computação da FIB.


Foto 3: Primeiro Troféu da Copa do Mundo de Futebol de Robôs que vem para o Brasil.

A Competição

Os resultados da competição podem ser visualizados no site da liga Mixed Reality na RoboCup 2009.

No primeiro dia de competições a equipe BahiaMR enfrentou dificuldades logo na primeira partida, pois não conseguiu conectar os software de Inteligência Artificial aos robôs na hora do jogo. Com isto os robôs do BahiaMR não podiam se movimentar durante todo o jogo e o resultado foi uma derrota por 9x0 para os Iranianos do MRL.

Ainda neste dia, no segundo jogo, os problemas de conexões fora resolvidos, mas o tempo gasto em resolver estas questões técnicas impediu de fazer os ajustes que estavam planejados na inteligência do time. O BahiaMR experimentou então sua segunda derrota, mas desta vez num bom jogo equilibrado: 3x1 para o Osna-Be! da Alemanha.

Após um mau começo, uma madrugada inteira de intensos trabalhos da equipe permitiu iniciar o segundo dia com uma fantástica recuperação. Logo no primeiro jogo o BahiaMR aplicou 10x0 no WF-Wolves da Alemanha, equipe que foi a campeã mundial desta liga em 2008. No mesmo dia outra equipe alemã, o Northern Stars, sofreu os mesmos 10x0 do BahiaMR.

Pelas regras da competição quando uma equipe marca dez gols de diferença numa partida, a equipe que está perdendo tem a opção de pedir que a partida seja encerrada. Isto aconteceu nas duas partidas do BahiaMR no segundo dia bem como na primeira partida do terceiro dia.

No terceiro dia de competição, motivados pela excelente recuperação, a equipe venceu o Fukui United do Japão por 10x0 e garantiu vaga nas semifinais.

Na última partida da fase classificatória, o BahiaMR enfrentou o RT-Lions da Alemanha que vinha se apresentando com um dos mais fortes adversários. Com as duas equipes já classificadas para as semifinais, a partida serviu para testar algumas novas estratégias. Num excelente e equilibrado jogo a equipe do RT-Lions venceu por 1x0.

Nas semifinais, o BahiaMR voltaria a enfrentar o RT-Lions que ficou classificado em segundo lugar na fase anterior. Naquele que foi considerado por todos os integrantes da liga e pelo público em geral como o melhor jogo da liga, o RT-Lions precisou da prorrogação para vencer o BahiaMR por 3x2. A partida começou melhor para os alemães que aplicaram 2x0. No intervalo, a equipe BRT efetuou algumas alterações rápidas na programação do BahiaMR e voltou melhor no 2o tempo. Empatou a partida em 2x2 e ainda acertou algumas bolas na trave, além de alguns lances que o goleiro alemão precisou tirar a bola quando já estava quase atravessando a linha do gol. A prorrogação continuou equilibrada, com mais chances perigosas para o BahiaMR, mas num único lance em que um dos robôs apresentou uma falha na comunicação com o software, o RT-Lions conseguiu pegar a defesa baiana com menos um robô e marcou o terceiro e decisivo gol da partida.

Ainda no mesmo dia, aconteceu a decisiva partida pela disputa do Terceiro Lugar na Liga contra o MRL do Irã. Numa boa e disputada partida, o BahiaMR aplicou 3x0 e conquistou o primeiro troféu de uma RoboCup para o Brasil.

Reestruturação da Liga

Pela primeira vez, a liga Mixed Reality apresentou ao público partidas de um nível muito elevado durante uma competição mundial. Isto levou os trustees da RoboCup a concordarem com a idéia de elevarem a liga do nível de demonstração para o nível de liga oficial. Para isto, é necessário que a liga tenha um comitê organizador (OC), responsável por definir regras e cuidar de toda a organização do evento, e um comitê técnico (TC), responsável por definir e implementar melhorias na infra-estrutura tecnológica que suporta a liga.

Neste ano de 2009, uma parte fundamental desta infra-estrutura - o MR-SoccerServer - foi completamente desenvolvida pelo ACSO/UNEB e apresentou um comportamento muito estável durante a competição sendo aprovado por todos os times.

Para a RoboCup 2010 em Singapura, foi eleito um OC com três membros: um iraniano, uma alemã e o prof. Marco Simões da UNEB representando o Brasil. Para o TC, também foram eleitos três membros: um iraniano, um alemão e o estudante José Grimaldo Filho da UNEB representando o Brasil. Assim, para 2010 a UNEB não somente estará competindo, mas também colaborando com a organização da copa do mundo de futebol de robôs.


Foto 4: Todos os competidores dos times que participaram da Liga MR: Brasil, Japão, Irã e Alemanha estiveram presentes na liga.

Participação em outras Ligas

Além da liga Mixed Reality, o BRT participou ainda de duas outras ligas. Na liga de futebol de robôs simulados 3D, a equipe Bahia3D surpreendeu e conseguiu classificar-se para a segunda fase de grupos. Terminou ao final do ranking em décimo segundo lugar. Foi um resultado surpreendente pois a equipe vem sendo desenvolvida há apenas quatro meses e é a que utiliza o modelo de robôs mais complexo: um robô humanóide com 22 graus de liberdade.

Na modalidade futebol de robôs simulados 2D, a equipe Bahia2D apresentou um melhor resultado que no último mundial que disputou em Altanta 2007. Conseguiu marcar 4 gols na competição, obteve domínio de muitos jogos, mas não conseguiu vencer. É perceptível que houve uma grande melhoria, mas não tão rápido quando as demais equipes do mundo. Apesar do Bahia2D ser uma das melhores equipe brasileiras e latino-americanas na categoria, ainda há uma distância grande em relação ao resto do mundo nesta que é uma das mais difíceis modalidades da RoboCup.

Entendendo a RoboCup

RoboCup é a principal copa do mundo de robôs com importantes contribuições para a inteligência artificial e robótica. Por analogia, a RoboCup tem para esta área a mesma importância que a copa do mundo da FIFA tem para o futebol.

A meta principal da RoboCup é construir até 2050 um time formado por 11 robôs humanóides capazes de enfrentar e derrotar o campeão do mundo de futebol da FIFA. Para atingir esta arrojada meta, anualmente a RoboCup Federation organiza uma copa do mundo intinerante percorrendo os diversos países do planeta. A RoboCup divide o problema principal em vários níveis e, para este fim, são criadas diversas diferentes ligas que utilizam diferentes tipos de robôs. Cada liga contribui de alguma forma para o objetivo global da RoboCup.

Enquanto os cientistas tentam atingir a meta da RoboCup, conseguem fazer descobertas úteis para a construção de invenções importantes para as pessoas como robôs capazes de executar algumas tarefas domésticas, realizar vigilância patrimonial e os tão sonhados veículos autônomos - o carro sem motorista. Por este motivo, a RoboCup é considerada como uma das mais importantes iniciativas científicas da atualidade.

O Brasil iniciou uma participação mais constante na RoboCup desde 2006 quando sempre alguma equipe brasileira tem estado presente na competição. Para participar da RoboCup, não basta se inscrever, é necessário ser aprovado antes num processo de qualificação que ocorre anualmente entre os meses de dezembro e março. A UNEB vem participando desde 2007 e já destaca-se por ser a primeira instituição brasileira a trazer um troféu da RoboCup para o Brasil. A delegação da UNEB desembarcará em Salvador nesta quinta-feira, 09 de julho, às 10:00 hs.

terça-feira, julho 07, 2009

[Mercado] Novo catálogo do Inforum

Agora o blog TI na Bahia traz o novo catálogo da Inforum com as empresas de TI em nosso estado. O novo endereço para link é http://www.inforumct.com.br/catalogo/